Fecha
Educação

Via Mundo e Governo do Estado embarcam 80 jovens para intercâmbio cultural no exterior

Diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar (D): “intercâmbio é muito mais que uma viagem, é conectar culturas, sonhos, emoções e principalmente pessoas”.

Cerca de 80 jovens maranhenses embarcam nos próximos dias com destino a África do Sul, Argentina e França, onde vão vivenciar uma das experiências mais proveitosas da vida estudantil; o intercâmbio cultural. Trata-se do Programa Cidadão do Mundo, parceria entre o Governo do Maranhão e a Via Mundo que tem a finalidade de oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol). Os jovens estudantes que embarcaram têm entre 18 e 24 anos, egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. No período de 2016-2018, já foram concedidas pelo Programa mais de 300 bolsas nas modalidades de intercâmbio linguístico, estágio internacional e ensino médio no exterior.

Neste ano, foram selecionados 80 jovens para receber bolsas de estudos que garantem cursos de idioma no exterior, a partir de edital público e processo de seleção criterioso.

Após a realização do intercâmbio, os estudantes contemplados deverão apresentar produção escrita sobre a experiência, pré-requisito para a certificação dos participantes no Programa.

Via Mundo na Fecoimp

A propósito, a Via Mundo, parceira do Governo do Estado neste programa, está com um estande na Feira do Comércio e da Indústria do Maranhão (Fecopimp), que será encerrada hoje em Imperatriz (MA). Completando 20 anos, em 2019, a Via Mundo, que tem como diretor Antonio Bacelar, apresenta no evento a oportunidade aos jovens de conhecerem  os programas de intercâmbio educacionais, de trabalho e a oferta de viagens turísticas no Brasil e no exterior. Além da apresentação dos programas como o High Scholl com destino para os EUA, Canadá e Argentina; Bacelar vai lançar também promoções do Turismo Estudantil, como por exemplo, o NR, um acampamento educativo, que tem como objetivo promover a integração social e o contato com a natureza. Até dezembro de 2019, uma parceria da Via Mundo com o NR garantiu o mesmo valor de 2019 para  as escolas que fecharem o pacote.

Tags : Via Mundo