Fecha
Tecnologia

TVN orienta como ter internet de alto desempenho em casa e na empresa

Internet de alto desempenho: não dá para não ter, mas é preciso saber contratar (foto ilustrativa)

 

Pioneira ao trazer a tecnologia GPON (que permite a entrega de multisserviços via fibra óptica dentro da residência/empresa do cliente) em 2013 para São Luís, a TVN apresenta os diferenciais de sua tecnologia. Lembrando que a GPON veio complementar o portfólio de produtos e serviços via fibra óptica da empresa, até então restrito ao público corporativo, tornando possível a entrega de internet de excelente qualidade com fibra óptica dentro das residências.

E entre os seus diferenciais, destaca-se que a Internet Fibra não possui franquia de dados e oferece opções de altas velocidades: 200,300 e 500 Mega e 1 Giga.

Outros pontos importantes: presença de profissionais qualificados; acesso às lojas locais para atendimento ao cliente; atendimento técnico personalizado e a moderna rede de fibra óptica que trazem tranquilidade e confiabilidade para todos os clientes da empresa.

O que muitas pessoas não sabem é que, não basta contratar o serviço. Para extrair o máximo desempenho da internet contratada deve-se ter em mente algumas premissas: Qual a finalidade de uso do serviço? Será residencial ou Comercial? Esta questão tem que estar clara para o cliente no ato da contratação do serviço, pois, existem questões técnicas que diferenciam produtos destinados ao público residencial dos produtos destinados ao público corporativo.

Outro ponto importante, saber se os dispositivos que a pessoa possui são compatíveis com a velocidade que está sendo contratada. O cliente precisa entender das limitações tecnológicas existentes atualmente, sendo uma delas o desempenho do wi-fi, onde a velocidade máxima atingida sofre influência com obstáculos, distâncias e interferências de outras redes e eletrodomésticos.

Vale explicar que, existem obstáculos que impedem a passagem ou interferem no sinal do Wi-Fi, tais como paredes, telefones sem fio, espelhos, micro-ondas, concreto, água, madeira, outras redes Wi-Fi, gesso, vidro blindado e metal. E mais, a quantidade de dispositivos conectados ao seu wi-fi podem diminuir a velocidade de conexão.

Os gerentes da TVN Walkíria Pinto, Jeferson Bandeira e Flávia Pessoa, das áreas comercial e de TI, que  trabalham em sintonia com suas equipes, para melhor explicar aos clientes o que deve ser feito para potencializar os resultados da internet de alto desempenho

 

Também é relevante em uma rede wi-fi a escolha do roteador. Atualmente os roteadores de melhor desempenho operam simultaneamente em duas faixas de frequência, 2.4Gpbs e 5.0Gbps (comercialmente conhecidos como roteadores Dual-Band). Mas é importante saber que, para obter o máximo rendimento dos roteadores Dual-Band, os dispositivos como Tablets, Smartphones, Notebooks precisam ser compatíveis com esta tecnologia.

“Quando o cliente utiliza rede interna cabeada ou computador conectado diretamente por cabo geralmente obtém o melhor rendimento do serviço; é o que orientamos nossos clientes quando realizam testes de performance no seu serviço de internet, que o teste seja realizado com o dispositivo conectado por cabo. Para a conexão via cabo, vale ainda ressaltar que não adianta contratar velocidades de 200Mbps, 500Mbps, 1Gbps se a rede interna ou placa de rede do computador for 100Mbps ou fast ethernet como também é conhecida”, complementa Jefferson Bandeira, gerente da TVN.

Ele ressalta ainda, como última dica importante, a questão dos softwares de segurança como antivírus, firewall e etc… Estes são imprescindíveis e precisam ser atualizados periodicamente, na dúvida ele recomenda a contratação de um profissional para fazer um diagnóstico.

“Dispositivos infectados tornam-se lentos, consomem mais bateria que o normal, realizam operações não solicitadas, comprometem dados bancários e sigilosos  dentre outros sintomas. Pensando nisso, a TVN preocupada com a segurança dos usuários, está estudando uma parceria com a LivingSafe McAfee, para proporcionar aos nossos clientes um novo serviço de valor agregado” explicou Bandeira.

Tags : TVN