Fecha
São João

Todos os detalhes do arraial “Energia do São João 2019” que começa nesta sexta

O Cacuriá de Dona Teté faz apresentação no Arraial Energia da Cemar em sua estreia nessa sexta-feira, 5. (fotos divulgação)

 

 O Ceprama recebe nesse mês de julho a extensão do São João do Maranhão, mantendo acesa a chama da cultura popular maranhense e toda a sua rica diversidade.

Trata-se do “Arraial Energia do São João 2019”, que terá uma ampla programação cultural totalmente aberta ao público e gratuita, sempre de sexta a domingo; com shows regionais, forró arrasta pé, e banda infantil; além de apresentações de brincadeiras folclóricas como Cacuriá, Tambor de Crioula, e bumba meu boi de diversos sotaques.

Esse é o terceiro ano consecutivo do projeto. Nos dois primeiros anos, o evento atraiu mais de 70.000 pessoas no total, e a expectativa para 2019 é que mais de 60.000 pessoas passem pelo Ceprama nos 9 dias do Arraial que inicia nessa sexta, 5. Para atender a todos com conforto e segurança, o Arraial Energia do São João terá plantão de ambulância, brigada de incêndio e equipe de segurança privada.

O evento acontece nos dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de julho e conta com o patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão; e tem produção geral assinada pela empresa Octop Entretenimento, de Henrique Almeida.

Para o Grupo Equatorial Energia Cemar, patrocinar a cultura popular maranhense é investir em um rico patrimônio imaterial: “Somos parceiros desse projeto pelo terceiro ano consecutivo e ele cresce a cada ano. Ao investir na cultura popular a Cemar fomenta não apenas o folclore, mas também incentiva a economia informal, o turismo e o lazer inclusivo. Tudo isso junto, fazendo desse evento um projeto especial”, declarou o Presidente da Cemar Augusto Dantas.

O produtor Henrique Almeida, da Octop Entretenimento não mediu esforços para inovar em quesitos como acessibilidade e lazer inclusivo, além de responsabilidade social, pois metade da renda da venda de bebidas e comidas será doada ao Ceprama, para obras no auditório. Henrique garante muita segurança e conforto a todos que visitarem o Arraial nesses nove dias de evento.

O Boi Brilho da Ilha, premiado internacionalmente, se apresenta às 23H nessa sexta no Arraial Energia do São João
Programação deste fim de semana

 

Nessa sexta, 5, às 19h o evento começa com a apresentação da brincadeira  “Pela Porco de Riacho Seco” (de Rosário). Às 20h tem Boi da Lua; seguido de Cacuriá da Dona Teté às 21h e Boi da Floresta do Mestre Apolônio às 22h. Às 23h tem Boi Brilho da Ilha e encerrando a programação tem Boi de Maracanã à meia noite.

No sábado, 6, às 19h tem Tambor de Crioula “União da Baixada”, seguida do Boi de Presidente Juscelino às 20H e às 21h Boi da Fé em Deus. Depois, às 22h é a vez do Boi Pirilampo, e depois, Boi de Leonardo às 23h. À meia noite tem Boi de Axixá que esse ano completou 60 anos de atividade. E encerrando a programação de sábado tem Boi da Maioba à uma da manhã.

No domingo, 7, às 19,  tem Dança Portuguesa “Esplendor de Miranda”, e às 20H Baile de Caixas. Em seguida, às 21H tem Boi do Oriente; às 22H tem Boi Meu Tamarineiro; às 23H tem Boi de Morros e à meia noite tem  Boi de Nina Rodrigues.

O batalhão do Boi de Maracanã, encerra a programação do Arraial Energia do São João nessa sexta, à meia noite.

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES E INOVAÇÕES

 

EXPRESSO ENERGIA DO SÃO JOÃO: Outra inovação, uma Van com capacidade para até 17 Pessoas fará transfers de ida e volta gratuitos de turistas em horários específicos, nos hotéis cadastrados. Para mais informações, o turista deve procurar a recepção do hotel, e efetuar a reserva gratuita do seutransfer. Durante o trajeto, serão apresentados na TV da van, vídeos sobre a história e a cultura maranhenses. Além disso, os turistas receberão brindes e pulseiras de acesso ao camarote do evento.

 

PRAÇA DE COMIDAS TÍPICAS E ARENA FOOD TRUCK: Foram instaladas 20 Operações de Alimentação, Bebidas, Bombons, Canecas, Balões e Produtos Infantis. A infra-estrutura oferece bares espalhados por toda a área, além da Praça de Alimentação com 06 Barracas de comidas típicas, churrasco e doces caseiros. Já a Arena Food Truck conta com operações de hamburger artesanal, tapioca, pizzas, sorvetes e outros tipos de lanches.

 

CORREDOR DO ARTESANATOSerão 08 Operações com um mix de produtos diversificados; gerando renda para a comunidade de artesãos. Neste ano o espaço teve sua infra-estrutura aumentada, e contará com uma tenda de 5 x 10 metros e piso easy floor.

 

ESPAÇO CEMAR: A Equatorial Energia Cemar estará presente no evento, realizando cadastros na promoção Energia em Dia e sorteio de brindes.

 

ESPAÇO ENERGIA PARA TODOS: Oferece gratuitamente carregadores de celulares, espaço para fotos e principalmente acessibilidade a todos, graças à estrutura com experiências sensoriais, com Braille e outras ferramentas acessíveis para garantir segurança, conforto e inclusão a pessoas com deficiência.

 

CABINE e MOLDURAS DE FOTOS: Cabine light paint para a produção e impressão de fotos com muitas luzes e energia, gratuito. E um cenário especial com Janelões, Molduras e espaços “instagramáveis”.

AÇÃO “CONHECER PARA VALORIZAR”: Testemunhais contando um pouco da história, curiosidades e todos os detalhes a respeito da respectiva atração que for se apresentar.

 

“ATENDIMENTO NUMERADO”: Com o objetivo de agilizar o feedback e garantir excelência de atendimento, todos os colaboradores (Garçons, Cozinheiros, Pipoqueiros, etc) estarão portando uma numeração específica em seu uniforme. Assim, quando o público tiver alguma consideração a fazer sobre o atendimento, poderá comunicar a equipe da Octop e mencionar o número do colaborador.

Tags : CEMAR