Fecha
EVENTOS

Terra Zoo realiza neste sábado várias exposições de cães de raça

 Cão da raça Dogue Alemão no pódio exibindo a premiação de melhor cão filhote da exposição. (fotos divulgação)

 

Neste sábado tem um programão para quem gosta de cães na Terra Zoo da Forquilha. A partir das 8h da manhã, acontecem várias exposições de cães de raça pura na Terra Zoo. Muitos destes cães são verdadeiros top models caninos e vêm participando de muitas exposições em várias cidades do país. Portanto, participar de uma exposição pode ser bem caro para os donos dos cães, levando-se em conta os custos com os cuidados com o animal e as viagens.

Serão 3 Exposições Panamericanas, 1 Internacional e 1 Exposição Especializada do Grupo II, quando serão escolhidos os melhores cães dentro de seus grupos. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

COMO FUNCIONAM AS EXPOSIÇÕES CANINAS- O ritual da exposição passo a passo.

Em uma exposição, primeiro são escolhidos os cães mais bonitos de cada raça. Depois este cães, competem com os de outras raças dos mesmos grupos dos quais fazem parte. Diferentes raças são agrupadas de acordo as aptidões. Exemplo poodle, shih tzu, chihuahua e maltês, pertencem ao grupo de cães de companhia, enquanto Dobermann, Rotweiller e Dogue Alemão são cães de guarda. Ao todo são 10 grupos. Escolhe-se então os melhores de cada grupo e no final, o  melhor cão da exposição.

 

Cão da raça Samoieda sendo analisado pelo juiz da exposição

 

  1. Julgamento das raças – na primeira etapa da Exposição as raças são separadas por Grupos e cada raça de cada grupo é examinada separadamente, obedecendo ao seguinte ritual:
  2. a) Julgamento das classes – as classes são separadas por sexo, idade e título. Primeiro as fêmeas e depois os machos.

Na classe filhote são avaliados e classificados os cães com idade entre quatro e seis meses.

Na classe Novíssimos seis meses e um dia e os doze meses.

Na classe Juniores são avaliados e classificados os cães com idade entre os doze meses e um dia e os vinte e quatro meses.

Na classe seniores são julgados os cães na faixa etária de mais de vinte e quatro meses que ainda não tenham títulos, para disputar o título de Campeão.

Depois vem a classe campeonato onde são julgados os exemplares que já tenham obtido o título de campeão, para disputar o Grande Campeonato.

Na Classe Grande Campeonato só participam os Grande Campeões.

 

  1. b) Julgamento do Melhor da Raça – uma vez selecionados os vencedores das classes, a etapa seguinte é o julgamento do Melhor Macho entre os machos e da Melhor Fêmea entre as fêmeas. O julgamento da raça termina com o julgamento do Melhor da Raça e o Reserva da Raça entre o macho vencedor e a fêmea vencedora. No julgamento do Reserva da raça entram também os Reservas Macho e os Reserva Fêmea conforme o caso. Se o macho ganhar, entra o Reserva Macho para disputar com a Melhor Fêmea, o Reserva da Raça e vice versa.
  2. Julgamento dos grupos
Os grupos são separados em 10, segundo o critério da FCI:

Grupo  1 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)

Grupo  2 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.

Grupo  3 – Terriers.

Grupo  4 – Dachshunds.

Grupo  5 – Cães Spitz e Tipo Primitivo.

Grupo  6 – Sabujos e Cães de Pista de Sangue.

Grupo  7 – Cães de Aponte.

Grupo  8 – Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água.

Grupo  9 – Cães de Companhia.

Grupo 10 – Lebréis ou galgos.

 

Os vencedores de raça, agora vão disputar os melhores dos grupos, assim, um a um entram novamente em pista os vencedores das raças pertencentes ao primeiro grupo. Desses cães são pescados os quatro melhores do grupo 1. Em seguida entram os vencedores do grupo 2 e, com o mesmo procedimento, são selecionados os quatro melhores do grupo 2 e assim por diante até o grupo 10.

  1. Julgamento do Final da Exposição

Os vencedores de grupo, agora vão disputar o Melhor da Exposição, assim, um a um entram novamente em pista os vencedores dos grupos. Desses cães são selecionados os quatro Melhores da Exposição começando pelo Melhor da Exposição (Best-in-Show). Após entrar o reserva do vencedor o Árbitro seleciona o Segundo Melhor da Exposição e assim por diante.

Pronto, depois desta aula você além de apaixonar pela grande variedade de raças expostas, vai entender o que está acontecendo nas exposições. Uma dica, cuidado para não cometer gafes: ao “passar a mão” inocentemente na cabeça de algum cão em uma destas exposições, você pode por horas de trabalho por água abaixo, assanhando sem querer, um penteado de um poodle ou de um shih tzu ao tentar fazer um carinho.

Realização:

MAKC- Maranhão Kennel Club. Apoio: CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia FCI – Federation Cynologique Internacionale e Terra Zoo.

Tags : Terra Zoo

Deixe um comentário