Fecha
Cultura

Teatro de Shakespeare chega a São Luís

Depois de passar por Salvador e Natal, desta vez com o projeto Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, o grupo chega a São Luís, com programação que vai contar com fórum, mesas-redondas e o lançamento dos resultados do projeto.

 

O grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare chega a São Luís para apresentar , nesta quinta-feira, 18, no Teatro Alcione Nazaré, a partir das 15h, um mapeamento dos grupos de teatro dos nove estados nordestinos.

O diretor e pesquisador Fernando Yamamoto é quem realiza o projeto chamado Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, que tem por objetivo promover uma aproximação das experiências e vivências de cada grupo mapeado e o fortalecimento da produção teatral em toda a região Nordeste.

O resultado do levantamento foi uma publicação, dividida em três volumes, e um portal: o Teatronordeste.

O livro apresenta, em cada volume, a característica de três estados nordestinos, traçando o panorama de cerca de 110 formações de teatro de grupo, modo de produção predominante em todo o Nordeste, além de apresentar o conteúdo de mais de 50 entrevistas presenciais.

Já o portal Teatronordeste vai reunir informações de todos os grupos pesquisados, funcionando como um espaço contínuo de referência sobre o teatro nordestino.

O Grupo Clowns de Shakespeare foi fundado em 1993, em Natal, Rio Grande do Norte e tem desenvolvido o trabalho, sobretudo, de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator.

No currículo, o grupo já enumera participações em espetáculos em mais de 80 cidades, de 21 estados diferentes, nas 5 regiões do país, além de alguns dos mais importantes festivais do país, como o FIT – São José do Rio Preto, Cena Contemporânea (Brasília), Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo (SP), Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Festival de Curitiba – Mostra Oficial, Festival Internacional de Teatro de Londrina (PR), entre outros.

 

Tags : Shakespeare