Fecha
Turismo

Sebrae-MA e empresários se articulam para fortalecer o turismo em Tutóia

A associação garante aos empresários maiores possibilidades de enfrentar cenários de crise econômica e reivindicarem melhorias de infraestrutura no município. (foto divulgação)

 

Muito bom saber que o roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, ganha mais um reforço em direção ao ordenamento da atividade na região.

Foi criada no último dia 25 de abril, a Associação do Trade Turístico de Tutóia. Empresários do município, com o apoio do Sebrae Maranhão, agora estão unindo forças para que o turismo em Tutóia e no Delta do Parnaíba, deslanche a nível nacional e internacional.

Um dos principais papéis da associação será filtrar e canalizar as demandas legítimas do turismo no município.  Para o gerente regional do Sebrae em Lençóis Munim, José Noleto, a criação desse tipo de associação, democratiza a apresentação de propostas de melhoria da estrutura da cadeia turística na cidade, já que os empresários estão intimamente ligados aos processos que envolvem a governança do destino.

“Organização é um dos pilares da boa gestão de qualquer setor, no turismo isso não é diferente. A iniciativa do trade de Tutóia mostra a maturidade a que chegou os empresários da cidade e a força que terão agora para pensar e propor soluções que irão garantir uma governança mais sólida para o turismo”, destaca Noleto.

Antes de formarem a associação, capaz de representá-los, os empresários de Tutóia receberam uma série de cursos e consultorias que os orientaram nesta iniciativa. Patrick Araújo, dono da Pousada Baluarte, em Tutóia, presidente da nova associação e um dos idealizadores da iniciativa, enfatiza a importância da atuação do Sebrae em todo o processo de organização da entidade representativa.

Segundo Patrick, a ideia surgiu depois de uma ação de benchmarking até a cidade de Foz do Iguaçu, organizada pelo Sebrae Maranhão, no ano passado. “Quando chegamos e vimos que lá existe uma entidade de classe voltada para o turismo e gerida pelos próprios empresários que tem atuação muito forte na governança, começamos a idealizar algo semelhante em Tutóia, para termos representatividade na proposição de melhorias para o turismo”, explica. (fonte Sebrae-MA)

Tags : SEBRAE