Fecha
Turismo

Sebrae lança nesta quinta-feira na Expo Indústria o 4º Salão da Rota das Emoções

O 4º Salão da Rota das Emoções vai acontecer na cidade de Parnaíba (PI), porta de entrada do Delta do Parnaíba, no período de 27 a 30 de novembro (foto divulgação)

 

Aproveitando a movimentação da 3ª Expo Indústria (iniciada nesta quarta-feira 6, e que segue até sexta, 8, no Multicenter Eventos e Negócios), o Sebrae Maranhão promove, nesta quinta-feira, 7, o lançamento para empresários do trade turístico, convidados e parceiros institucionais, o lançamento do 4º Salão da Rota das Emoções. O evento acontece no Espaço Lab, estande do Sebrae na Expo Indústria, às 20h.

O 4º Salão da Rota das Emoções é uma realização dos Sebraes do Maranhão, Piauí e Ceará, estados estes com municípios inseridos no roteiro turístico Rota das Emoções, sendo uma das ações do Programa Investe Turismo previstas para este ano.

Realizada de forma itinerante em sistema de revezamento entre os três estados, a quarta edição o Salão da Rota das Emoções acontece na cidade de Parnaíba (PI), no período de 27 a 30 deste mês, das 14h às 21h, no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde – Estádio Verdinho,  está na perspectiva de superar o sucesso de suas três edições anteriores.

Para este ano, o Salão ganha um formato inovador, mas com as mesmas características de integração dos atores da cadeia produtiva do turismo, promoção de conhecimentos, valorização dos atrativos e celebração de conquistas já obtidas pela Rota das Emoções, além de valorização dos atrativos e roteiros que dela fazem parte.

 

4º Salão Rota das Emoções

O evento de lançamento contará com participação de empresários do trade local, dirigentes e técnicos do Sebrae nos três estados, convidados e representantes de instituições parceiras, que conhecerão detalhes do 4º Salão através de uma apresentação técnica feita por representante do Sebrae Piauí, estado que abrigará o Salão este ano.

“Estima-se para esta 4ª edição a participação de mais de 5 mil visitantes, com atendimento direto a mais de 300 empreendimentos. Durante o 4º Salão, estão previstas várias ações de qualificação e promoção do destino e dos atrativos do Roteiro Integrado, beneficiando negócios e empresários atendidos pelo Projeto Investe Turismo Rota das Emoções”, ressalta o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal Filho, enfatizando que a Rota das Emoções se destaca como experiência exitosa em todos os sentidos, particularmente como exemplo de boa governança em favor do fortalecimento da cadeia turística.

 

Programação do 4º Salão

A programação técnica do 4º Salão da Rota das Emoções contempla ações organizadas em cinco eixos temáticos: Sustentabilidade, Integração, Negócios, Inovação e Experiência. Em cada espaço temático serão realizadas diversas ações, dentre as quais, apresentações, eventos, oficinas, palestras/mesas redondas, exposições, rodadas de negócios com operadores de turismo e compradores nacionais, além de encontros setoriais.

O Salão tem como objetivos compartilhar conhecimentos e informações, contribuir com a geração de negócios, fortalecer a governança regional e aproximar o público alvo, proporcionando inovação para as empresas do trade da Rota, para que contribuam na melhoria das experiências dos turistas, além de disseminar princípios de sustentabilidade e apresentar os novos roteiros e produtos turísticos.

“Entre as diretrizes estratégicas da atuação do Sebrae no Maranhão, o apoio à cadeia do turismo é uma das prioridades. Apoiamos e somos parceiros de inúmeras ações neste segmento, porque acreditamos no potencial que o turismo tem para criar valor para o estado, promover o crescimento da economia e proporcionar renda para quem vive no Maranhão, criando com essas ações oportunidades concretas de transformação e inclusão produtiva”, frisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho.

Programa Investe Turismo

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que envolve 14 cidades de três estados: quatro no Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) cinco no Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara) e cinco no Maranhão (Araióses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia). São Luís e Fortaleza são considerados os portais de entrada da Rota, por terem infraestrutura aeroportuária apropriada para receber voos nacionais e internacionais.

Dentre os grandes atrativos do roteiro estão o Delta do Parnaíba (no Piauí); o Parque Nacional dos Lençóis (no Maranhão) e Jericoacoara, no Ceará, destino propício para a prática de esportes náuticos e turismo de praia e sol.

Recentemente, por meio do Programa Investe Turismo, cinco municípios maranhenses abrangidos pelo roteiro (Araióses, Tutóia, Paulino Neves, Santo Amaro e Barreirinhas), além de São Luís, foram contemplados com um aporte de R$ 2,1 milhões para serem aplicados no fortalecimento dessa, que é uma das 30 rotas turísticas de todo o Brasil contempladas dentro do programa Investe Turismo, iniciativa desenvolvida em conjunto pelo Ministério do Turismo, Sebrae, Embratur e governos estaduais (por meio dos órgãos executores da política estadual de turismo). O programa beneficia 30 rotas, nas 27 unidades da federação, com previsão de investimento total de cerca de R$ 200 milhões, alcançando 158 municípios e mais de 4 mil empreendimentos da cadeia do turismo.

Tags : Rota das Emoções

Deixe um comentário