Fecha
TURISMO E CULTURA

São João do Maranhão é apresentado no Mercado Municipal de São Paulo

Brincantes do bumba-meu boi do Maranhão fizeram apresentações para o deleite dos visitantes do Mercado Municipal de São Paulo. (fotos divulgação)

 

O São João do Maranhão, considerado uma das maiores festas populares do Brasil, está sendo apresentado nesta semana aos moradores e visitantes da maior cidade do país, São Paulo.

A ação é comandada pela Secretaria de Turismo de São Luís e integra a política pública de valorização da cultura ludovicense e de fomento ao turismo. As apresentações, iniciadas nesta terça-feira, 3, prosseguem até quinta-feira, 5, das 10h30 às 13h, no Mercado Municipal de São Paulo.

Para a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, a ação segue a orientação do prefeito Edivaldo e de forma muito eficaz atinge muitas pessoas. “As nossas pesquisas apontam que São Paulo é o estado que mais envia turistas para a nossa cidade e aqui temos a oportunidade de apresentar toda a nossa riqueza e beleza dos festejos juninos de São Luís”, argumenta.

Ao som do bumba meu boi, tambor de crioula e reggae, os visitantes do Mercadão poderão conhecer personagens célebres da cultura maranhense como as coreiras, cazumbás e pregoeiro.

Também Catarina Mina, uma ex-escrava que comprou sua liberdade e se tornou rica em um período que os portugueses dominavam a antiga São Luís, está caracterizada na ação que apresenta ao público a riqueza da Ilha do Amor. A sonoridade local está à cargo do grupo Batuques do Maranhão, que levou no repertório as músicas que embalam o São João de São Luís.

Visitantes do Mercado Municipal de São Paulo se encantaram com riqueza cultural de São Luís e se deliciaram com algumas mostras da nossa gastronomia.

 

O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de ‘sotaque’, que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais.

Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento muito popular no Maranhão, e é justamente ela que é oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do “Turismo São Luís” e postarem fotos nas redes sociais.

Na ocasião, os turistas puderam ainda conhecer algumas lendas ligadas ao São João, como a história do escravo Pai Francisco que para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal.

Também foram apresentadas as danças típicas como tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa e dança do boiadeiro, por exemplo. E claro que a culinária não poderia ficar de fora e os turistas podem degustar o tradicional arroz de cuxá, o Guaraná Jesus e o suco de bacuri, entre outras guloseimas. (fonte Prefeitura de São Luís)

Tags : Prefeitura de São Luís