Fecha
Meio ambiente

Projeto Ecocemar promove troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia

Ter uma atitude sustentável e solidária só depende da vontade de cada um. Caso alguma empresa ou pessoa queira também fazer parte deste time, basta procurar um dos postos do Ecocemar. (foto divulgação)

 

O projeto Ecocemar já é um grande sucesso no Maranhão. Com 21 postos de coleta em São Luis (15), São José de Ribamar (3), Imperatriz (3), Timon e Caxias (1), o projeto tem atraído vários maranhenses para a cultura da reciclagem.

A proposta é incentivar atitudes simples, responsáveis e conscientes como a coleta seletiva, pois reciclar é uma forma de ajudar o meio ambiente. Além disso, ajuda a reduzir o valor da conta de energia, já que o cliente recebe o bônus referente ao valor do material reciclável de acordo com a quantidade e tipo de material entregue no posto de coleta, com destinação do material à indústria de reciclagem.

Quem também tem reduzido o valor de suas contas de energia elétrica com o benefício do Ecocemar são as instituições filantrópicas, pois os clientes podem escolher para quem fazer a doação do bônus.

O projeto em números

Totalizando mais de 70 mil clientes em seis anos de projeto, o Ecocemar entregou mais de 1 milhão de reais em bônus, nas contas de energia de clientes e doações.

Entretanto, os resultados que o projeto trouxe vão muito mais além. O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes seis anos equivale a 18 mil toneladas.

Com 11 mil toneladas de papel reciclado pelo Ecocemar 117 mil árvores deixaram de ser cortadas, o que equivale a 1.118 campos de futebol.

Com 5 mil toneladas de plásticos reciclados pelo projeto 51 barris de petróleo deixaram de ser extraídos da natureza. Foram recolhidas 1.783 toneladas de metal equivalente a 338 vagões de metrô.

O que o Ecocemar aceita?

Papel: papelão,revistas, livros, jornal, etc; plástico: garrafa pet, sacolas, embalagens, PVC, etc; metal: aço inox, lata, ferro, alumínio, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro; embalagens tipo tetra pak (caixinhas de leita, suco, creme de leite, extrato de tomate e leite condensado…); e resíduo orgânico: óleo de cozinha.

Para participar do projeto é muito simples:

Ir aos postos de coleta do Ecocemar com a conta de energia;

Solicitar o cartão Ecocemar gratuitamente;

Apresentar o cartão Ecocemar em todas as entregas;

Levar resíduos separados por tipo, limpos e secos.

Mais informações pelo site www.cemar116.com.br e também nas redes sociais: facebook www.facebook.com/cemar116 e Twitter @CEMAR_MA.

Tags : CEMAR