Fecha
Tecnologia

Presidente da Agência Espacial Brasileira fará palestra hoje a noite na Faculdade ISL Wyden

O presidente da Agência Espacial Brasileira -AEB, o coronel engenheiro da Reserva, Carlos Augusto Teixeira de Moura (foto),  falará nesta quinta feira, 28, às 18h30, para universitários na Faculdade ISL Wyden no Calhau, sobre os desafios e oportunidades que o setor aeroespacial trará para o Maranhão.

Finalmente aprovado pelo senado,  após sete meses para ser aprovado na Câmara dos deputados, o acordo entre Brasil e EUA para o uso da Base de Alcântara possibilitará as atividades de lançamento de satélites e foguetes para orbita da Terra a partir do CLA, assegurando a proteção de tecnologias pelos EUA ( Quase 80% dos equipamentos espaciais do mundo possuem algum componente norte-americano).

A base de Alcântara foi escolhida pela sua localização estratégica e econômica. Por ficar próxima ao Equador, os lançamentos da base consomem em média, 30% a menos de combustível, que os lançamentos realizados das bases norte americanas.

Teixeira afirma que “haverá uma grande demanda por engenharia de sistemas e de operadores bem qualificados para fazê-los funcionar”.Ademais, a grande parte dos recursos espaciais está na prestação de serviços, Logo, precisamos incentivar nossos jovens a utilizar os sistemas espaciais  como ferramenta para viabilizar serviços, aplicações que resolvam problemas concretos”, complementa.

Com o propósito de formar mão de obra maranhense para a Base de Alcântara, a Faculdade ISL Wyden criou o MBA em Tecnologia Aeroespacial.

O curso se destina a graduados em engenharias diversas e/ou profissionais de outros ramos com conhecimentos básicos nas áreas de programação e matemática, que tenham interesse no setor aeroespacial e que queiram ampliar sua gama de competências com ferramentas computacionais relacionada a processamento de dados, modelagem, simulação e controle de sistemas.

“Com as oportunidades que passarão a existir, será necessária a contratação de novos tipos de profissionais, como o especialista em sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial”, afirma Rodrigo Marques,  CEO da faculdade e com grande vivência profissional no Vale do Silício na California.

Rodrigo e a equipe da Wyden vêm promovendo a realização de vários eventos gratuitos no conhecimento tecnológico tanto para os alunos da ISL Wyden, quanto para alunos de outras instituições de ensino, com a finalidade de democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico e às novas tendências no campo do empreendedorismo.

Alunos de diversas instituições de ensino superior da cidade, estarão reunidos hoje na Faculdade ISL Wyden para palestra com o Presidente da Agência Espacial Brasileira.

 

Para o presidente da AEB, “Alcântara pode se tornar um polo de desenvolvimento espacial, com ampla repercussão sócio econômica, da mesma forma que São José dos Campos (SP), nucleou o desenvolvimento no Vale do paraíba, acreditamos que Alcântara e São Luís, podem desempenhar papel de extrema relevância no desenvolvimento do setor espacial”.

No evento de hoje a noite na Faculdade ISL Wyden, os participantes saberão das expectativas da Agência com o Centro de Lançamento de Alcântara, após a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas ( AST) pelo Congresso Nacional e promulgação pela presidência da República, este mês. E também sobre as iniciativas para preparar a população do Maranhão para melhor usufruir deste projeto.

Tags : Faculdade ISL Wyden