Fecha
Turismo

Presidente da ABAV destaca números impressionantes do turismo na ABAV Expo

Ao centro, Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, cercada por Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, secretário do Turismo do Estado de São Paulo, e Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa. (foto divulgação)

 

O primeiro dia da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa foi marcado por uma série de eventos oficiais, entre eles, uma coletiva de imprensa para debater os principais assuntos do setor.

O encontro contou com a presença de Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, secretário do Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, e jornalistas de todo o Brasil que cobrem a feira.

Magda Nassar enalteceu a grandiosidade do turismo no mundo e no Brasil, e a importância da ABAV Expo: “enquanto a economia cresce 0,4% e o volume de serviços cresce 0,8%, no Brasil, o turismo registrou crescimento de 3,2% de janeiro a julho deste ano*. É o setor que mais cresce mês a mês. Apenas em julho, US$ 598 bilhões foram injetados na nossa economia* com gastos de turistas estrangeiros, representando um aumento de 43,4%”, destacou.

Já a ABAV Expo, maior evento de turismo da América Latina, já soma número recorde de visitantes: mais de 26 mil registrados até o primeiro dia da feira e 2 mil marcas expositoras. “Temos destinos nacionais e internacionais de peso e marcas muito importantes conosco”, comentou.

O ministro do Turismo falou sobre o que é necessário para o crescimento do setor no país. “Grécia, Portugal e México são exemplos de países que recuperaram suas economias com investimento em turismo”, e reforçou que desburocratização de processos e reformas tributária e fiscal são pontos a serem revistos para uma concorrência mais leal no setor.

Representante do destino anfitrião da ABAV Expo 2019, Vinicius Lummertz comentou sobre o programa ‘São Paulo Pra Todos’, do governo do Estado, e os esforços das autoridades para desenvolverem o destino turístico. “Já somamos, desde o começo da gestão, 499 novas frequências semanais no Estado e seis novos aeroportos no interior. Até o fim do ano, chegaremos a dez aeroportos em funcionamento”, comemorou. O secretário também fez um importante alerta: “O turismo cresce mais que a economia do Brasil e isso deveria representar uma mudança nas estratégias do país”.

Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, aproveitou o encontro com a imprensa para comentar três novidades da associação. “A primeira é a Black Friday de Viagens, aqui na ABAV Expo, com 500 pacotes formatados exclusivamente por operadores da Braztoa e vendidos por agências associadas à ABAV“, celebrou.

A segunda informação foi sobre o já consagrado Prêmio de Sustentabilidade Braztoa. A entidade recebeu número recorde de 180 inscrições, os cases finalistas já foram selecionados e os vencedores serão anunciados em cerimônia de premiação em novembro, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Por fim, o presidente anunciou que já foram definidas duas Experiências Braztoa em 2020: em junho, no Maranhão, e em agosto, em Minas Gerais.

As autoridades e representantes de entidades presentes também falaram sobre a isenção de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália e a falta de reciprocidade para os viajantes brasileiros. “Há seis anos, o Brasil estava na lista de possíveis candidatos para a isenção de vistos dos Estados Unidos e, por uma série de critérios, não conseguiu. Mas a perda não é nossa, do Brasil, e sim, deles. São eles que deixam de receber nossos turistas e divisas vindas das viagens. Com essas dificuldades, muitos viajantes escolhem outros destinos”, explicou Magda.

O ministro do Turismo concordou e disse que o governo brasileiro não podia aguardar a reciprocidade para isentar os viajantes estrangeiros. “Os turistas vindos de outros países gastaram 43% a mais, de janeiro a julho deste ano, do que no mesmo período do ano passado. Eu escolho a nossa economia girando a reciprocidade”, enfatizou.

 

*Dados WTTC

Tags : ABAVcapa

Deixe um comentário