Fecha
Urbanismo

Praça Pedro II será reinaugurada hoje com a volta da estátua da Mãe D´Água

A requalificação da Pedro II integra um pacote de obras que estão sendo executadas na região do Centro Histórico. (fotos A. Baeta/Divulgação)

 

Enfim chegou o dia da entrega das obras de revitalização da Praça Pedro II e entorno. A inauguração, hoje, às 17h30, na Praça da Mãe D’água, faz parte de um conjunto de obras que estão sendo executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura na região do Centro Histórico. E faz parte das comemorações dos 406 anos de São Luís, graças a um esforço conjunto da o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e  Prefeitura de São Luís. A obra representa um dos maiores investimentos de revitalização realizados na região nos últimos 30 anos. Também estão seguindo o cronograma de entrega, pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, a requalificação das praças Deodoro e Pantheon, das alamedas Silva Maia de Gomes de Castro e a urbanização da Rua Grande.

Nova Praça Pedro II

A Praça Pedro II ganhou visual arquitetônico e paisagístico, com a recuperação do piso em pedras portuguesas, tanto na praça quanto no calçamento do entorno, colocação de novas lixeiras e troca de toda a tubulação da fonte da Mãe D’água também reformada, além da instalação de bancos de concreto e madeira, proporcionando comodidade para turistas e ludovicenses .

Na foto, antes da restauração, a estátua da Mãe D’Água que retorna a praça Pedro II

A fonte, foi revestida de cerâmicas e recebe de volta a escultura da Mãe D’Água, retirada para restauro. A restauração da escultura do maranhense Newton Sá foi acompanhada por técnicos do Iphan.

O local, também recebe uma travessia elevada que liga a praça à Igreja da Sé, com 15 centímetros de altura, sinalização para que os pedestres possam trafegar com segurança pela área.

Conforme o projeto paisagístico da Praça, foi realizado o plantio de seis palmeiras imperiais, grama do tipo esmeralda nos canteiros e ornamento com flores de alamanda, lantana, onze horas e outras espécies propícias ao clima local.

Tags : Prefeitura de São Luís