Fecha
CINEMA

“Os Pobres Diabos” e outras estreias desta quinta-feira nos cinemas

Crédito: Claudio Lima/Divulgação. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Cena do filme Os Pobres Diabos do cineasta Rosemberg Cariry.
“Os Pobres Diabos” narra as viagens do Gran Circo Teatro Americano pelo sertão nordestino. Na cidade de Aracati, é montada uma peça sobre a crise no inferno. (fotos divulgação)

 

“Os Pobres Diabos”, de Rosemberg Cariry, uma homenagem aos pequenos e pobres circos que perambulavam pelo sertão cearense, é um das estreias nacionais desta quinta-feira, 6. O filme tem participação da distribuidora maranhense Lume, de Frederico Machado, e, em São Luís será exibido no Cinépolis (São Luís Shopping) e no Cine Lume (Office Tower).

A literatura de cordel e aulas com fonoaudióloga serviram de laboratório para a protagonista do filme “Os Pobres Diabos”, Silvia Buarque, que interpreta a atriz circense Creuza. Ela e outros grandes atores, como Chico Diaz, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos e Sâmia Bittencourt se uniram a artistas locais de circo para compor a trama.

Também para agitar a programação do mês das férias, está o longa “Homem-Aranha: De Volta Ao Lar”, marcando o início de uma nova franquia com o herói aracnídeo, desta vez dentro do universo cinematográfico MarvelTom Holland é quem assume a máscara, já tendo estreado no personagem em 2016 com uma curta participação em “Capitão América: Guerra Civil”.

Além do herói, também estreia nesta quinta-feira o filme “Soundtrack”, com Selton MelloSeu Jorge e o inglês Ralph Ineson (“A Bruxa”). O filme conta a história de um fotógrafo que viaja para uma estação de pesquisa polar para realizar um trabalho pessoal e, lá, tem um choque cultural com o grupo de cientistas residentes.

“Soundtrack”, como sugere o título, faz um trabalho sensorial cuidadoso para explorar a imagem e o som como elementos independentes e complementares, capazes de provocar no espectador os mais diferentes significados e emoções. Para quem gosta de arte e poesia, é um filme obrigatório. Aqui seguem mais sinopses e fotos das outras produções em cartaz na semana.

As Aventuras do Pequeno Colombo

O longa brasileiro “As Aventuras do Pequeno Colombo” reúne personagens históricos numa grande aventura. Leonardo da Vinci, Cristóvão Colombo e Monalisa saem juntos numa jornada rumo a uma ilha de tesouros, para salvar a família de Colombo da falência. No caminho, porém, eles enfrentam o povo das águas e a fera marinha Nautilus.

Perdidos em Paris

Fiona é uma bibliotecária de uma pequena cidade canadense que recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos, que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu.

Poesia Sem Fim

O filme é baseado na autobiografia do diretor Alejandro Jodorowsky que homenageia através da sua história a herança artística do Chile. Durante a juventude do artista chileno, ele se libertou de todas as suas amarras, como família e limitações, e foi introduzido no principal círculo artístico bohêmio dos anos 1940 no Chile, onde conheceu promissoras pessoas do ramo que se tornariam reconhecidas no século XX.

Cada vez mais longe

Foi na década de 60 que começou o processo de assoreamento da Baía de Sepetiba, e isso por causa da implantação da Zona industrial. Isaura (Branca Messina) e João (Fernando Alves Pinto) vivem na pacata região. Ela faz e desfaz um crochê, alegando que é sua única distração naquele lugar. e ele, pescador, promete trazer todos os peixes do mundo caso ela pare com essa mania. Mas João é obrigado a ir cada vez mais longe nesta busca, e Isaura segue esperando por ele, em meio à solidão.

Tags : Os Pobres Diabos