Fecha

Um belo sorriso, aberto, sem medo, não é mais privilégio apenas dos astros de cinema. Na Saud’Or, o cirurgião dentista Fernando Fialho, transforma esse sonho em realidade, com várias opções de tratamento para conquistar um sorriso encantador.

 

Um sorriso perfeito não faz bem apenas para a autoestima. Pesquisas garantem que é um fator de sucesso.  E podem apostar. Anos atrás uma pesquisa na área de psicologia realizada com milhares de pessoas, revelou que o aspecto da aparência pessoal que elas mais desejavam melhorar era o sorriso. Com um belo e radiante sorriso você é mais bonito e mais saudável, sem dúvida.  E graças à moderna Odontologia, hoje, essa é uma conquista pra lá de real. Que o diga o cirurgião dentista Fernando Pinheiro Fialho, 42 anos, graduado pela UFMA, com especialidade em Dentística Restauradora, mestrado em Prótese Dentária, pela UCCB, Campinas-SP. Fernando Fialho, com 17 anos de carreira e hoje sócio da clínica Saud’Or, no Quintas do Calhau – onde divide sociedade com o implantodontista Osmar Froz; abriu um simpático sorriso para falar sobre o assunto com o blog. (Fotos Eduardo Brandão)

Qual a maior satisfação em trabalhar na área de estética dentária?

Aplicar os nossos conhecimentos para devolver o prazer em sorrir, melhorando a auto-estima do paciente é realmente muito gratificante. Um belo sorriso faz parte do sonho de muitas pessoas e hoje graças as novas técnicas e materiais temos a possibilidade de realizar esse sonho para os nossos pacientes.

Você acha que um belo sorriso abre as portas do sucesso?

Existem pesquisas que mostram que pessoas com boa aparência têm mais chance de conseguir um emprego; ser promovido de cargo no trabalho; conseguir um parceiro e ser mais bem aceito pela sociedade. E um sorriso com dentes claros, bem alinhados e bem contornados; são características que contribuem significativamente para isso.

O quanto um sorriso pode ser melhorado graças ao desenvolvimento das várias especialidades da Odontologia?

Prótese, dentística, ortodontia, implantodontia; são exemplos de especialidades odontológicas que podem reabilitar os pacientes tanto funcionalmente como esteticamente, procedimentos como facetas laminadas (que são lâminas de cerâmica que modificam cor, forma e posição dental), são hoje um dos maiores recursos que temos na confecção de um sorriso perfeito.

Qual a importância da moderna odontologia, seja ela preventiva, restauradora, estética, reposicionadora ou reconstrutora, para promover a saúde bucal?

A inclusão das disciplinas de Microbiologia e Histologia na grade curricular do curso de graduação em Odontologia, trouxe um conhecimento mais profundo sobre a doença cárie, o que fez com que procedimentos de prevenção fossem adotados pelos dentistas. Hoje é possível uma pessoa chegar a idade adulta sem nenhum episódio de cárie e mesmo chegar a terceira idade com todos os seu dentes. Hoje a Odontologia trabalha muito mais substituindo restaurações já existentes do que na confecção de novas. E a Odontologia do futuro trabalhará principalmente melhorando o posicionamento dental e a estética para aqueles casos em que forma e proporção dental estão em desarmonia.

Qual o tratamento de ponta hoje para ter tanto um belo sorriso como saúde bucal?

As porcelanas odontológicas são hoje os materiais que mais se aproximam das características do dente natural em termos de cor, textura e translucidez e são os materiais de primeira escolha quando se quer fazer uma mudança do sorriso. Entretanto, as resinas compostas também evoluíram bastante e se tornaram um recurso importante no arsenal da Odontologia estética moderna.

Como você avalia o procedimento “Snap-on smile” (que promete sorriso dos artistas de Hollywood), realmente é eficiente? E a relação custo/benefício?

É um procedimento provisório e não devolve a função, nem tão pouco reproduz as características ópticas dos dentes naturais. Eu diria que se trata de um tipo de maquiagem que pode melhorar momentaneamente uma situação anti-estética, sendo utilizado em ocasiões específicas, como eventos sociais, por exemplo.

No seu notebook, Fernando Fialho avalia caso a caso de pacientes, procurando na moderna Odontologia procedimentos para restaurar, reposicionar ou reconstruir, esteticamente, dentes malformados, defeituosos e escurecidos.

Tags : Odontologia Estética