Fecha
TURISMO E CULTURA

“O Mulato” é tema de Sarau Histórico desta quarta-feira promovido pela gestão do prefeito Edivaldo

Sempre prestigiado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, o evento integra a programação do Férias Culturais e acontecerá a partir das 19h no Complexo Deodoro. (foto divulgação)

 

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior reserva mais uma noite especial ao público do programa Férias Culturais.

Marcado para a noite desta quarta-feira, 24,  no Complexo Deodoro, a partir das 19h, o Sarau Histórico traz como tema a obra O Mulato, do Maranhense Aluísio de Azevedo.

O momento, organizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reserva emoções que despertam o público para a valorização da cultura e o resgate da história, proposta da gestão municipal com o programa Férias Culturais. O evento contará com intérprete de Libras, reforçando a política de inclusão coloca em prática pelo prefeito Edivaldo.

O Sarau Histórico é um evento voltado para a apresentação de artistas locais, do teatro e da música, representando grandes personalidades da cultura maranhense. “A gestão do prefeito Edivaldo busca sempre reavivar a nossa cultura para que a população maranhense possa despertar o olhar para a valorização cultural. Além de ser um programa que favorece o público local, o Férias Culturais é uma opção gratuita de lazer para os turistas que passam pela cidade”, explica a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Tema desta edição do Sarau, O Mulato é o segundo romance de Aluísio Azevedo, escrito no ano de 1881. O romancista foi responsável pelo início do naturalismo no Brasil e a obra denuncia o preconceito racial na sociedade maranhense e a corrupção do clero. O romance fornece uma boa visão do meio maranhense da época.

Na história, Raimundo é o mulato, mas ignora a própria cor e a sua condição de filho de escravo. Sendo doutor, estudou na Europa e não consegue entender as reservas que lhe faz a alta sociedade de São Luís. O personagem é dotado de encantos e poder sedutor junto às mulheres, o que não deixa de, pela idealização, aproximá-lo das personagens românticas.

Tags : Férias Culturais