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SAÚDE

Na “quarentena” auto-cuidado é essencial para a saúde física, emocional e mental  

Para Hosana Reis e Marina Reis, da clínica Hosana Reis, especializada em medicina integrativa, o auto-cuidado deve ser indispensável neste período. (foto divulgação)

 

Mudar a rotina de uma hora para outra tem sido um dos desafios enfrentados pela população mundial para vencer a pandemia do novo coronavírus, isso porque, uma das principais recomendações de especialistas e entidades de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), refere-se a um comportamento considerado incomum entre a maioria das pessoas: o isolamento social.

Apesar de adotado para reduzir a disseminação da Covid-19, o comportamento emergencial pode afetar a saúde mental, física e emocional dos cidadãos e, pensando nisso, as médicas Hosana Reis e Marina Reis Ribeiro listaram o blog 10 dicas de auto-cuidado para garantir a qualidade de vida durante este período. Confira:

1) COMA COM QUALIDADE! Agora que você tem mais tempo livre, aproveite para comer com qualidade. Descascar MAIS e desembalar MENOS! Coma alimentos vivos, como frutas, verduras e leguminosas.

 2) MEXA-SE! Pratique exercícios físicos dentro de casa, nem que seja por 20 minutos. Fará bem para o corpo, mente e espírito! E é uma forma de manusear o estresse e a ansiedade.

 3) MEDITE! Há várias aulas on-line e gratuitas! Importante para a saúde mental e para manter o foco no home office.

 4) DURMA BEM! Faça sua higienização do sono, para ter qualidade e atingir a fase REM: apague as luzes, tenha um ambiente silencioso sem TV ligada e celulares no modo Night Shift. Você poderá pingar 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda em seu travesseiro.

 5) PERMITA-SE! Ao acordar, tire o pijama e mantenha uma rotina organizada. Mas se permita viver momentos de ócio sem culpa. Eles também são importantes no gerenciamento do estresse e na qualidade do seu período domiciliar.

 6) DESENGAVETE UM PROJETO ANTIGO! Você tem algum? Nada melhor que desengaveta-lo, agora que você tem tempo livre.

 7) APRENDA UMA NOVA ATIVIDADE! Que tal começar a tocar um instrumento musical, estudar um novo idioma ou a cozinhar? Garantimos que fará muito bem!

 8) FAÇA SUA HORTINHA EM CASA! Sugerimos começar plantando manjericão, hortelã, salsinha e alecrim, pois são de fácil cultivo. Chame seus filhos! Será um momento inesquecível e divertido em família.

 9) CULTIVE MOMENTOS ÚNICOS COM SEUS FILHOS! Falando neles, invista em atividades lúdicas e momentos de qualidade com eles. Na internet há muitas ideias interessantes.

 10) EXPRESSE SEU CARINHO! Que tal aproveitar para ligar para aquelas pessoas especiais que moram longe ou que são da sua rotina e você está com saudades? Faça uma videoconferência, mande uma mensagem ou vídeo! Plante o amor! Há várias maneiras de demonstrar o seu carinho on-line!

Tags : COVID-19