Fecha
TURISMO E CULTURA

Museu da Gastronomia será inaugurado nesta quinta-feira no Centro Histórico

Localizado na Rua da Estrela, nº 82, o Museu da Gastronomia é fruto da política de valorização do Centro Histórico de São Luís promovida pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. (fotos divulgação)

 

Numa solenidade para convidados e representantes da imprensa, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior vai inaugurar, às 17h, desta quinta-feira, 13, o Museu da Gastronomia Maranhense. O objetivo é promover a cultura da gastronomia local e incrementar o setor de alimentos e bebidas da capital, gerando empregos e renda para a população ludovicense, além de somar com outras ações da gestão municipal voltadas para a área do turismo. O museu será coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com a parceria do Governo Federal, via Ministério do Turismo. Localizado na Rua da Estrela, nº 82, no Centro Histórico, o espaço contará a história da culinária maranhense aos visitantes locais e aos turistas de todas as regiões do Brasil e estrangeiros que visitam a capital.

Além da exposição, que reunirá informações e curiosidades da gastronomia maranhense, o local será dedicado à oferta de cursos permanentes de capacitação na área da gastronomia. Para a reforma do prédio, que manteve seu projeto arquitetônico conservado, foram realizados serviços estruturais como os de reparação elétrica, hidráulica e recuperação de piso e forro.

Em visita a obra do Museu da Gastronomia, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior.

 

O Turismo Gastronômico revela-se como instrumento de divulgação e valorização do patrimônio cultural do destino turístico. A ambientação de todo o museu é baseada na proposta de oferecer aos turistas a oportunidade de ter contato com essa gastronomia e, também, de resgatar na população o sentimento de pertencimento e valorização da cultura local.

As obras do Museu integram um pacote de serviços que vem sendo realizados no Centro Histórico da capital por meio da parceria entre o Governo Federal via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís que, entre outras obras de grande impacto econômico, cultural e social, destacam-se a reforma, reorganização urbana e recuperação do Complexo Deodoro e revitalização da Rua Grande.

Tags : Gastronomia maranhense