Fecha
AGENDA NM

Mestre em cirurgia lança livro durante o I Simpósio de Medicina de Emergência

Evento acontece em São Luís na próxima sexta-feira, 21, e tem por objetivo fomentar a capacitação de médicos das emergências dos hospitais. No detalhe, o médico Daniel Lima. (fotos divulgação)

 

O mestre em cirurgia Daniel Lima, médico cirurgião de emergência e trauma do Instituto Dr. José Frota – IJF, de Fortaleza, o maior Hospital de Emergência e Trauma do Norte e Nordeste lança, durante I Simpósio de Medicina de Emergência, em São Luís, nesta sexta-feira, 21, o livro Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida.

O evento está sendo promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede-Ma), seccional Maranhão, em parceria com o espaço Orienta Consultoria, no Renascença, onde acontecerá o Simpósio.

Profissionais da área da saúde, que atuam nas emergências, e acadêmicos são o público alvo do I Simpósio de Medicina de Emergência que tem por objetivo contribuir para o fomento da necessidade de capacitação dos médicos e de outras categorias para o atendimento de emergência.

Segundo o presidente da Abramed-Ma, o médico emergencista Francisco Veras Júnior, geralmente, esse atendimento é realizado por médicos recém-formados que, muitas vezes, têm esse setor do hospital como seu primeiro emprego. “Na porta de clínicas e hospitais deveriam estar profissionais mais experientes e treinados para reconhecer as principais urgências clínicas e traumáticas que acometem os pacientes. Dessa forma, a entidade acredita que os médicos poderão salvar mais vidas”, declarou.

Na programação do evento estão previstas nove palestras de diversas especialidades médicas e, durante o encerramento do Simpósio, acontece o lançamento do livro Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida. A obra reúne 31 especialistas e 18 acadêmicos de medicina, aportando conteúdo teórico e prático. Sobre a publicação, o seu organizador, Daniel Lima, comenta que ela vem suprir a escassez de livros que privilegiem esta abordagem de primeiros socorros e se destina ao público universitário e profissional.

Tags : Francisco Veras