Fecha
CulturaFotografia

Marc Riboud ganha exposição nesta terça na Ilha

O Museu Artístico e Histórico do Maranhão – MAHM, em parceria com a Aliança Francesa, recebe a exposição fotográfica de Marc Riboud, um dos gigantes da fotografia mundial.

 

A partir desta terça-feira, 23, às 19h, São Luís vai receber a exposição Marc Riboud, que entra em cartaz no Museu Artístico e Histórico do Maranhão – MAHM, na Rua do Sol, Centro, graças a uma iniciativa da Delegação Geral das Alianças Francesas e com o apoio da AF São Luís.

Composta por 51 fotos, de tamanhos variados, datadas de 1953 a 2009, a exposição apresenta, por meio de registros fotográficos, uma visão diferenciada de eventos e lugares diversos, do oriente ao ocidente.

Estarão expostas, também, 10 montagens de fotografias feitas por Riboud no Brasil, em 2009, durante suas visitas a Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Desde 2010, a exposição tem passado por diversas cidades do Brasil, como Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Belém e Curitiba, e foi vista por, aproximadamente, 100 mil pessoas.

De 1950 até os dias de hoje,  Marc Riboud capturou imagens da China, Rússia, Vietnã, Estados Unidos, Oriente Médio, África e Europa em um estilo que marcou a forma de representar o mundo no século 20.

 

Conheça mais sobre o artista

Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon, e realizou suas primeiras fotografias aos 14 anos. De 1945 a 1948, estudou engenharia na Ecole Centrale de Lyon antes de resolver dedicar-se à fotografia.

Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 80, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente, realizando exposições em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong e Bilbao.

Além de fotografias, Marc Riboud (foto) publicou vários livros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Seu trabalho foi exposto em diversos museus. Riboud recebeu, entre outras recompensas, dois prêmios do Overseas Press Club, o Time-Life Achievement, o Lucie Award, o ICP Infinity Award e, recentemente, o Sony World Photography Award.

Tags : Marc Riboud