Fecha
Tecnologia

Maranhenses participam de Torneio Regional de Robótica do SESI em Minas Gerais

Time de Robótica do SESI de São Luís faz parte da delegação que embarca para Minas Gerais (fotos divulgação)

 

Uma delegação formada por alunos e professores do ensino fundamental e médio das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), de São Luís, Bacabal e Imperatriz embarcam nesta quarta-feira, 21,  para Belo Horizonte–MG, onde participam a partir desta quinta, 22, da fase regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) que acontece no UNI BH – Unidade Buritis, na capital mineira.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Durante os dois dias de torneio, os alunos maranhenses, competirão com 46 equipes formadas por  estudantes de escolas públicas, particulares e times independentes entre 9 e 16 anos de todo o estado de Minas Gerais e de outras partes do país que disputarão o título da competição e, de quebra, uma vaga na disputa nacional, que acontece em Curitiba, Paraná, no próximo mês de março.

Imperatriz também faz parte da delegação maranhense do SESI na competição em BH com essa galera.

As disputas desta temporada têm como tema Hydro Dynamics ou, simplesmente, Água – e maneiras inteligentes de utilização de um dos bens mais preciosos do planeta.  Os alunos serão avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô; Design e Core Values.

No Projeto de Pesquisa, cada equipe precisa identificar um problema relacionado ao uso da água, como, por exemplo, na produção de alimentos ou energia.

A partir daí, o time deve apresentar uma solução inovadora a ser desenvolvida. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta etapa, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água.(Fonte Imprensa/FIEMA)

Tags : FIEMA - MA