Fecha
Artes Plásticas

Maranhense Rubem Robierb expõe nas galerias de Taglialatella de Paris, Toronto, Nova York e Miami

O artista maranhense pretende encerrar a programação da sua exposição “Metamorphosis” em dezembro no Maranhão. (fotos reprodução)

 

O artista plástico e fotógrafo Rubem Robierb, nascido em Bacabal, no Maranhão, em 1976, hoje radicado nos Estados Unidos, começa nesta quinta-feira, 13, em Paris, a apresentar sua mais nova exposição “Metamorphosis”.

Além de Paris, a mostra estará em exibição nas galerias Taglialatella em Toronto, dia 27, New York, 4 de outubro, e Miami, 11 de outubro. Em dezembro, Robierb estará visitando o Brasil e aqui, mais precisamente no Maranhão, vai encerrar o ciclo da mostra, com o apoio deste colunista e curadoria de Bianca Cutait – que recentemente foi, de São Paulo, trabalhar com o artista no exterior.

A abertura inicial da exposição na Galeria Taglialatella, em Paris, nesta quinta-feira, 13, renova a relação do artista com o país em que ele expôs pela primeira vez a convite da Associação “Art and Sharing”, em Aix en Provence em 2005.

Uma das telas da mostra de Robierb

“Metamorphosis” explora a carreira de Robierb como um artista visual para destacar o poder estético adquirido desde o seu trabalho fotográfico inicial, então elaborado através de uma rica paleta de mídia agora usada como gravura, pintura, escultura ou a instalação de obras tridimensionais.

Robierb iniciou sua carreira como fotógrafo em publicidade, atuando principalmente na indústria da moda. Em seguida, o artista foi rapidamente atraído pela liberdade despertada por outras formas de arte, como a poesia, permitindo que ele se misturasse com muitas culturas e lugares ao redor do mundo.

Ele então se mudou para os Estados Unidos, e seu trabalho tornou-se mais provocativo, usado como uma maneira de explorar e refletir sobre as complexidades da sociedade americana.

Por meio das justaposições presentes em suas obras entre a representação visual de um mundo tangível e as questões socioculturais subjacentes, Robierb encoraja seu público a questionar nossa sociedade materialista contemporânea.

Robierb emprega um sentido de figuratividade, para transmitir imagens transbordantes, cheias de significados ocultos, para o espectador.

 

Hoje, as imagens de Robierb nunca são desprovidas dessa dicotomia, porque o artista é continuamente inspirado pelas oposições inerentes às questões e preocupações relacionadas aos eventos atuais.

Robierb diz que está envolvido no que ele chama de “Amor Exército” e sua missão é explorar a Arte e a Ação como uma só voz de esperança, amor e positivismo. Metamorphosis é uma exposição sobre o poder dessas imagens e ideias que ele gostaria de compartilhar com o mundo.

2 Comentários

  1. Conheço o Rubem e seu o quanto fantastica é a sua arte e a sua capacidade de expressar através dela os seus ideias!!! ????????

Comments are closed.