Fecha
AGENDA NM

Maranhão Kennel Club promove exposições de cães na Terra Zoo da Forquilha

Este ano, Dylan, cão da raça Papillon foi o grande vencedor do Best in show na Crufts , a maior exposição de cães do mundo. (fotos divulgação)

 

Neste sábado, até o fim da tarde, a loja da Terra Zoo da Forquilha, vai sediar várias exposições de cães de raça pura realizadas pelo Maranhão Kennel Club, um programão para adultos e crianças.  As primeiras raças de cães, tal como se conhece hoje, apareceram há cerca de 300 anos. Todas surgiram porque o homem separou cães com determinadas características e os fez reproduzir. Os filhotes, então, herdavam os mesmos traços e comportamento dos pais. Assim foram produzidas raças para ajudar na caça, outras com aptidões para cuidar de rebanhos, os que serviam para guarda, ou apenas para companhia.

Julgamento de cães da raça doberman na maior exposição de cães do mundo, a Crufts

 

Se você ainda não assistiu a uma exposição ao vivo, mas já viu pela TV, ou pela internet, talvez tenha se perguntado o que pessoas de ternos e blazers faziam correndo com cachorros ao redor de uma arena. De um lado um Fila Brasileiro enorme, de outro um minúsculo Chihuahua, ou ainda um Bulldog Inglês, com aquela cara de mau, mas que na verdade, não passa de um excelente cão de companhia.  Exposições de beleza de cães, são eventos nos quais cães de raça pura, competem uns contra os outros, baseados em seus padrões de raça.  O termo beleza refere-se a atributos físicos dos cães, incluindo aparência e estrutura do corpo.

Cão da raça bulldog inglês sobe ao pódio para receber premiação.
Como funciona

Em uma exposição, primeiro são escolhidos os cães mais bonitos de cada raça. Depois este cães, competem com os de outras raças dos mesmos grupos, dos quais fazem parte ( Diferentes raças são agrupadas de acordo com suas aptidões em grupos).

Exemplo poodle, shih tzu, chihuahua e maltês, pertencem ao grupo de cães de companhia, enquanto Dobermann, Rotweiller e Dogue Alemão são cães de guarda. Ao todo são 10 grupos. Escolhe-se então os melhores de cada grupo e no final, o  melhor cão da exposição.

O final de uma exposição é sempre muito empolgante.  Os melhores de cada grupo entram um a um em pista. Desses cães são selecionados os quatro Melhores da Exposição, começando pelo Melhor da Exposição ( Best-in-Show).

Conheça como as diferentes raças são agrupadas:

Os grupos são separados em 10, segundo o critério da FCI ( Federação Cinológica Internacional), entidade que regulamenta os padrões de cães de raça pura no mundo:
Grupo  1 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)
Grupo  2 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.
Grupo  3 – Terriers.
Grupo  4 – Dachshunds.
Grupo  5 – Cães Spitz e Tipo Primitivo.
Grupo  6 – Sabujos e Cães de Pista de Sangue.
Grupo  7 – Cães de Aponte.
Grupo  8 – Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água.
Grupo  9 – Cães de Companhia.
Grupo 10 – Lebréis ou galgos.

Tags : Terra Zoo