Fecha
Educação

Jovem maranhense é aprovado em curso nacional para disputar as eleições de 2020

Se “o que a vida quer da gente é coragem”, como escreveu Guimarães Rosa, a coragem que 2020 nos pede é a de acreditar no voto, na política, na democracia, no nosso poder. (foto divulgação)

 

Disputando com 31 mil candidatos de todo o país, o jovem Victor Matheus Choucino, 20 anos, estudante de Administração de Empresas, foi aprovado num processo seletivo para o curso RenovaBR, cujo foco é formar novas lideranças políticas com vistas às eleição de 2020.

Ele passou por várias etapas e testes para filtrar aqueles que se destacavam por honestidade, ficha limpa, compromisso, realizações e vontade de servir a sociedade.

O curso RenovaBR é um projeto criado em outubro de 2017 para preparar gente comprometida e realizadora para entrar na política, e tem com um dos apoiadores o apresentador Luciano Huck. Abordado sobre o assunto, Victor Choucino revelou: “A verdadeira renovação política é aquela que tem como valor central o povo e que respeite as suas diferenças. Nós jovens, somos os protagonistas dessa renovação e devemos continuar lutando por ela a cada dia”.

Em 2016, aluno do Colégio Adventista de São Luís, Victor Matheus Choucino foi um dos jovens maranhenses selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa anual da Câmara dos Deputados, no qual estudantes de ensino médio de todo o país vivenciam a prática legislativa dos parlamentares, elaborando projetos de leis e debatendo temas relevantes para o Brasil

Mais sobre a seleção RenovaBR

Os candidatos foram avaliados a partir dos currículos, histórico de realizações, vídeos, além de testes. Um deles foi o de atualidades, com as principais notícias que repercutiram no Brasil e no mundo.

Foram selecionados cerca de mil pessoas em todo o Brasil. Os escolhidos vão estudar temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, à comunicação política e aos desafios dos municípios. As aulas incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, finanças, ocupação do solo, entre outras.

Na última eleição o RenovaBR capacitou a deputada federal Joênia Wapichana, primeira indígena do Brasil a exercer a profissão de advogada e a litigar em defesa dos direitos indígenas

Tags : Victor Choucino