Fecha
Turismo

Guias de turismo irão mostrar atrativos do Maranhão em plataforma nacional de passeio virtual

Os principais destinos turísticos do Maranhão poderão ser vistos ao vivo em todo Brasil, só que, é claro, de casa, pela internet.  A tarefa de mostrar as belezas do estado ficará a cargo dos guias de turismo José Raimundo Silva e André Gutemberg, que também fizeram parte do programa City Tour de Encantos da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA).

Os guias maranhenses foram convidados para integrar uma equipe nacional de profissionais de turismo que vai oferecer passeios guiados na internet, por meio do site Turismo Virtual no Brasil. O primeiro a apresentar o passeio virtual no estado será José Raimundo que, nesta terça-feira, 19, realizará um tour pelas belezas da cidade balneária de São José de Ribamar.

No roteiro preparado pelo guia, o visitante conhecerá as praias, a cultura e a história da cidade que tem, como grande potencial, o turismo religioso no Maranhão.

Com o tour Caminhada Histórica, a apresentação da parte histórica de São Luís ficará sob a responsabilidade de André Gutemberg, que irá realizar um tour pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico, iniciando do Palácio dos Leões indo até a Praia Grande.

“Além desse roteiro Caminhada Histórica, estou preparando outro chamado City Tour Ilha do Amor, onde irei abordar a parte moderna de São Luís”, revelou o guia André Gutemberg que, também, é presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur).

Outros roteiros estão sendo pensados e definidos para serem lançados na plataforma futuramente. Entre eles, os voltados para parte cultural, como o tour “Capital Brasileira da Cultura: Bumba meu Reggae e Tambor”, onde serão mostradas as belezas culturais do bairro da Madre de Deus, Ceprama e Capela de São Pedro.

“Iremos criar um tour para falar dos museus como: Casa do Maranhão, Museu do Reggae e Casa do Tambor de Crioula, pois estas casas guardam muitos acervos da nossa cultura popular maranhense”, destacou André Gutemberg.   

Os passeios virtuais deverão seguir a proposta da plataforma, com o guiamento sendo realizado ao vivo por meio de uma videoconferência, onde o guia vai explicando ao público, de acordo com as imagens que surgem na tela, como vídeos, fotos e áudios, gravados pelos próprios guias.

Visibilidade nacional

O projeto tem o objetivo de estimular esta importante cadeia do setor turístico no país, um dos mais afetados pelo novo coronavírus, dar visibilidade nacional aos destinos visitados por meio do tour virtual, além de ser uma oportunidade de obtenção de renda para os guias e atrair visitantes aos estados logo após a pandemia de Covid-19.

O projeto é coordenado pelos guias de turismo carioca, Carlos Eduardo Bueno, o Kadu, e Marcos Antônio Duarte, o Marcão. A iniciativa tem ganhando adesão de guias de diferentes estados. Neste primeiro momento, a ideia é que apenas as capitais e suas áreas metropolitanas com atrativos turísticos participem do projeto e, logo após sua consolidação, estenda-se para as demais cidades turísticas no país.  

Para participar do tour virtual, o visitante deverá acessar o site do Turismo Virtual no Brasil (www.turismovirtualnobrasil.com.br), escolher o tour de sua preferência, com data e horário do passeio. Em seguida, será direcionado para o site de ingressos on-line Sympla, onde irá preencher um pequeno cadastro, com nome, e-mail e celular.
Um pouco antes do início do tour, o guia irá enviar o link para a sala virtual, onde acontecerá o passeio. 

Durante as apresentações, os visitantes poderão interagir por meio do chat enviando perguntas. De início, o serviço será gratuito, mas a ideia é que custe de R$ 10 a R$ 20 quando já estiver consolidado. (fotos Guia Viagens Brasil)