Fecha
Cultura

“Guarnicê” é a grande pedida cultural

Junho é tempo de Guarnicê. A festa é nas ruas e na telona, e esta edição é especial por acontecer em meio às comemorações dos 400 anos de fundação de São Luís, uma cidade cenográfica por vocação, com seu casario secular e personalidades que cantam e encantam.

O seu fim de semana pode ser muito cultural também se você dedicar parte desta sexta e do sábado para dar uma espiada na programação do 35º Festival Guarnicê de Cinema que está pipocando na cidade.

A programação oficial desta sexta-feira, 15,  por exemplo, acontecerá no Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy) e terá início às 8h30, com a exibição da “Mostra Guarnicezinho”, destinada ao público infanto-juvenil. Já às 10h, acontecerá a “Mostra Maranhense de Curta Metragem”, para valorizar a produção dos realizadores do Estado.

A programação oficial continuará às 14h, com a “Mostra Murilo Santos”. Já às 15h, o público continuará assistindo gratuitamente a “Mostra Especial de Longa Metragem”.

Nesta sexta-feira, o filme em destaque da tarde é “Capitães de Areia”, da diretora Cecília Amado. Segundo a sinopse oficial do filme, os “Capitães da Areia”, Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores.

As dez fotografias da exposição “Viver Reviver” apresentam registros visuais diferenciados que expressam cenas cotidianas, personagens e flagrantes sociais do Centro Histórico.

Viver Reviver

Outra sugestão é a exposição fotográfica “Viver Reviver”, dos estudantes de Artes Visuais da UFMA, Hellen Lima e Saulo Simões. A mostra leva ao público os contrastes sociais e as belezas arquitetônicas da cidade de São Luís e integra a programação do Guarnicê 2012.
Lembrando que a exposição “Viver Reviver”, está instalada no hall do Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy), na Rua do Egito, centro histórico da capital.

Realização da Petrobrás e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o 35º Festival Guarnicê de Cinema será encerrado neste sábado, 16.

Explicando que as mostras competitivas acontecem somente até esta sexta-feira, 15, no Teatro da Cidade de São Luís. Já no sábado, 16, acontecerá a solenidade oficial de encerramento, às 18h, no Teatro Arthur Azevedo. O festival, oba, tem entrada gratuita.

Escalada para a abertura da 14ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris com seu primeiro longa-metragem – Capitães da Areia, uma adaptação homônima do livro de seu avô – Jorge Amado, Cecília Amado explica que a miséria é retratada em seu filme, embora não seja o tema central da trama, que acompanha um grupo de jovens moradores de rua de Salvador.

Tags : Guarnicê de Cinema