Fecha
Gastronomia

Grupo Mateus aposta em novos sabores em um rico passeio pela culinária mundial

Na culinária oriental há uma diversidade das peças, além das  especiais, como os cortes frescos do salmão, o sushi e do sashimi/ Na culinária portuguesa, o destaque é o queridíssimo bacalhau/ Na culinária italiana, uma diversidade nas massas desde lasanhas, panquecas, spaghetti, talharim e  molhos especiais/ Nos sabores regionais, a riqueza da culinária maranhense da caldeirada de camarão acompanhada de deliciosas guarnições.

 

Em geral, o brasileiro não dispensa o velho combinado de arroz, feijão, bife bovino, batata e ovos. Porém, tem sido cada vez maior a atração que novos sabores inseridos na gastronomia brasileira geram na população, afinal, experimentar um prato também significa se permitir aprender a riqueza de diferentes culinárias, além é claro de desfrutar as delícias de outras receitas.

Pensando nisso, o Grupo Mateus tem apostado na oferta de delícias inspiradas nas culturas de diversos países.

Viajar nesse prazer gastronômico é a mais nova possibilidade criada pelo Spazio Mateus, com o Festival de Sabores, que ocorre a cada fim de semana do mês. Nesses festivais, é apresentado o universo gastronômico de um país ou de uma determinada região. O cardápio é variado e recheado de delícias irresistíveis!

Culinária oriental – Para quem ama a culinária oriental, tem o temaki e as peças especiais, como os cortes frescos do salmão, o sushi e do sashimi.  Além do yakissoba e o frango xadrez, que foram introduzidos na alimentação dos brasileiros com a chegada de imigrantes asiáticos há séculos e são hoje bastante apreciados.

Segundo a Chef de Cozinha do Spazio Mateus, Rosa Cruz, o yakisoba é  um prato de origem chinesa, mas acabou ficando muito popular e ganhando a fama como um prato japonês. A palavra Yakisoba significa literalmente “macarrão frito”. “Esse prato é amplamente consumido e apreciado em muitas partes do mundo. O yakissoba é um prato simples, basicamente feito com macarrão refogado com legumes e carnes. Sempre bem temperados e com um molho específico, semelhante ao molho inglês, só que mais espesso”, esclarece Rosa.

Culinária portuguesa – Trazida para o Brasil pelos primeiros colonos europeus, a culinária portuguesa não passa despercebida com seus aromas e sabores, no Spazio Mateus. Entre as receitas, não pode faltar o queridíssimo bacalhau. A Chef Rosa Cruz revela que preparações como o bacalhau com natas e a bacalhoada são bastante requisitados. Além disso, outras delícias, como o rancho à portuguesa, o pastel de Belém e o lombo suíno assado com batatas e arroz de pato, chamam a atenção dos clientes do Spazio.

Sobre o bacalhau com natas, a Chef Rosa Cruz conta que é uma receita clássica da culinária portuguesa e é uma das mais adoradas formas de servir bacalhau. “Cremoso e saboroso, é uma receita maravilhosa”.

Comida italiana – Difícil é encontrar alguém que não aprecie uma boa massa. Sempre uma boa pedida, as massas mais diversas têm espaço cativo no Spazio Mateus, que toda segunda-feira realiza a “Noite Italiana”, com mais de dez tipos de pizzas, das 18h às 22h. Além das pizzas, há uma diversidade de lasanhas de carne e frango, panquecas e molhos variados, massas especiais, como o rondeli, talharim, nhoque, canelone, spaghetti, entre outras opções.

 Sabores regionais – Nascido e criado no Maranhão, o Spazio Mateus também valoriza a gastronomia regional. Para os temperos mais regionais, há o Festival de Sabores Maranhenses, com o arroz de cuxá, peixe pedra frito, moqueca maranhense, caldeirada com camarão, bobó de camarão e a tradicional peixada maranhense.

No próximo fim de semana será realizado o festival de pescado, no Spazio Mateus do Renascença, Cohama  e Calhau com muitas variedades no cardápio.

Vamos cozinhar?
Entre tantos sabores, separamos uma receita oriental para você tentar fazer em casa. Confira!

YAKISSOBA DE FRANGO

Ingredientes

300 g de filé de frango em tiras médias

1/2 colher (sopa) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

1 colher (sopa) de óleo de gergelim

3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

3 colheres (sopa) de saquê

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de óleo

1 cenoura em rodelas finas

1 xícara (chá) de pimentão vermelho em tiras finas

1 cebola em pétalas

1 xícara (chá) de acelga em pedaços

1 xícara (chá) de floretes de brócolis ninja aferventados

1 xícara (chá) de floretes de couve-flor aferventados

1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo

1 tablete de Caldo Legumes

1 pacote de macarrão para Yakissoba cozido (250 g)

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o frango, o sal, a pimenta-do-reino, o óleo de gergelim, 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de saquê e polvilhe 1 colher (chá) do amido de milho.

Misture bem, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Em uma frigideira grande, aqueça meia colher (sopa) de óleo e frite bem as tiras de frango. Retire e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o restante do óleo e refogue rapidamente a cenoura, o pimentão, a cebola e a acelga. Adicione o brócolis, a couve-flor, o frango reservado e junte o restante do molho de soja e do saquê.

Junte o açúcar, o caldo e o amido de milho restante dissolvidos em 2 xícaras (chá) de água fervente. Misture e deixe ferver até encorpar o caldo. Coloque o macarrão, misture e sirva a seguir.

Dica:

O óleo de gergelim pode ser substituído por azeite e o macarrão de Yakissoba pode ser substituído por talharim.

Tags : Grupo Mateus