Fecha
SAÚDE

Governo do Estado e Seinc entregam mais 24 ambulâncias a municípios maranhenses

As ambulâncias são equipadas com maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio (foto divulgação)

 

O Governo do Estado deu prosseguimento nesta quarta-feira, 12, ao programa de fortalecimento do transporte sanitário no Maranhão. A solenidade aconteceu às 9h, no auditório do Palácio dos Leões, e contou com a presença da imprensa e autoridades.

Simplício Araújo, titular da Seinc

Mais 24 veículos modernos e equipados foram doadas ao Maranhão, por intermédio de contrapartida social, negociadas entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e a VLI Logística. Dessa vez, os veículos serão entregues aos municípios de Cedral e Esperantinópolis.

“Essa entrega é fruto da política de atração de investimentos do Estado e é formada pela segurança jurídica e política estabelecidas pelo governador Flávio Dino, que tem despertado e aumentado o interesse de empresários no estado”, afirmou o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Ao todo, já foram entregues 32 ambulâncias dos 42 veículos que a Seinc negociou com a iniciativa privada via contrapartidas sociais, onde as empresas que recebem apoio para instalação e expansão no Maranhão assumem o compromisso de doar os veículos totalmente equipados para reforçar a saúde nos municípios e hospitais.

Os veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Semi-Intensiva, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). As ambulâncias são equipadas com macas, pranchas, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio – usada em caso de atendimento fora do veículo. Na lista de equipamentos existem, ainda: respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

As negociações da Seinc com a iniciativa privada já garantiram ao estado inúmeras contrapartidas sociais. Além das ambulâncias, já foram entregues casas de farinha, caixas d’água, reformas e construção de escolas, perfuração de poços, construção de pequenas agroindústrias para cooperativas, ações sociais em pequenas comunidades, doação de equipamentos e um caminhão para o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), além de gerar emprego e renda.

Tags : Simplício Araújo