Fecha
Política

Flagrantes exclusivos da comemoração do 184º aniversário da Assembleia Legislativa

O secretário da casa civil Marcelo Tavares, o presidente da ALEMA, Othelino Neto, e o desembargador José Joaquim dos Anjos, na abertura da sessão solene. (fotos Fernando Santos)

 

A comemoração dos 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão contou com a presença de inúmeros parlamentares e de diversas outras autoridades locais.

Na abertura da sessão solene, o presidente da Casa, deputado Othelino Neto ( PCdo B), destacou a importância do Parlamento e da democracia na vida nacional e declarou que o momento é por demais oportuno para valorizar o processo democrático em construção no País.

Na ocasião Othelino assinalou que a democracia, mesmo com os seus percalços e problemas, “é o único regime que permite que todos os cidadãos tenham liberdade e que o Estado Democrático de Direito seja valorizado.”

 

Desembargador Cleones Cunha,  o prefeito de Caxias, Fabio Gentil e o deputado Zé Gentil.

 

Logo na abertura da sessão solene, o ex-deputado deputado Sálvio Dino, membro da Academia Maranhense de Letras, proferiu uma palestra sobre os 184 anos da Assembleia Legislativa, enfocando momentos marcantes vividos pelo Parlamento, como o episódio de cassação do mandato de deputados na época do regime militar, após o golpe de abril de 1964.

Ex-deputado estadual Sálvio Dino palestrando na tribuna sobre os 184 anos da Assembleia.

 

Após a palestra de abertura proferida pelo escritor e ex-deputado Sálvio Dino, os participantes da sessão solene tiveram a chance de assistir à abertura da exposição “Memorial do Legislativo Maranhense”, realizada no Salão Nobre do Palácio Manuel Beckman.

Ao resgatar a memória da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino resgata também nossa história e deixa um legado para as futuras gerações. Isso me empolga porque sei da importância de todo este trabalho tanto para as atuais quanto para as futuras gerações”, declarou o deputado estadual Zé Gentil, um dos mais empolgados com a iniciativa do presidente da casa.

O prefeito de Caxias Fábio Gentil e o presidente da ALEMA, Othelino Neto, ao lado do moderno scanner utilizado na digitalização de documentos históricos.
Rubens Junior, secretário das cidades e desenvolvimento urbano, e o deputado Adelmo Soares, observando o acervo do arquivo da Assembléia.
Deputada Helena Duailibe e o presidente da ALEMA, Othelino Neto.
Ex-deputado estadual Sálvio Dino e Edwin Jinkings, diretor de comunicação da Assembleia.

 

Tags : Assembleia Legislativa