Fecha
CINEMACulturaTurismo

Filmes e debates no final da “Cultura Ativa”

Única ficção brasileira no 59º Festival de Berlim, o thriller “Vingança”, de Paulo Pons, lançado nos cinemas em novembro de 2008, será exibido sábado, 29, na 1ª Mostra Cultura Ativa promovida pelo Sebrae-MA.

 

Quer conhecer melhor a cultura, as artes e até os problemas e dificuldades enfrentados pelo Brasil e o Maranhão? Um painel da realidade do nosso País e nosso Estado pode ser apreciado e repensado a partir de filmes, debates, cursos e documentários que estão rolando no projeto Maranhão na Tela, da 1ª Mostra Cultura Ativa, que volta a agitar este fim de semana o Ceprama.

Graças a iniciativa do Sebrae, você vai poder aproveitar ainda o curso Adaptação Literária, ministrado pela jornalista, curadora literária e produtora executiva, Carolina Benjamin.

O encontro inicia na sexta-feira, 28, e termina no domingo, 30, no auditório do Ceprama, com aulas no horário das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas no primeiro dia de aula, a partir das 8h.

No teatro, uma das mais belas lendas contadas em São Luís será apresentada ao público durante este último fim de semana, no evento. O espetáculo “D. Sebastião, 400 anos depois”, dirigido e produzido pelo prestigiado dramaturgo Tácito Borralho, faz uma grande homenagem à capital maranhense recontando o mito do rei português, D. Sebastião. A apresentação envolve aspectos da cultura popular maranhense, especialmente aquelas de fundo essencialmente religioso

Confira a programação dos filmes a serem exibidos:

28.09 – 19h00

“ENCHENTE”- longa documentário dirigido por Julio Pecly e Paulo Silva – http://www.youtube.com/watch?v=d7g7jcF_iT0

SINOPSE: No dia 13 de fevereiro de 1996, o Rio de Janeiro foi castigado por mais uma enchente. Na comunidade de Cidade de Deus, mais de 80 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas. Uma tragédia já esquecida pelas autoridades, mas ainda muito viva na memória daqueles moradores.

29.09 -19h00
“VINGANÇA” – longa de FICÇÃO dirigido por Paulo Pons – http://www.youtube.com/watch?v=YW9zVbFzr7s
SINOPSE: Em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul vive Camila (Bárbara Borges), a filha de um rico fazendeiro (José de Abreu) que é abandonada na beira de um rio após ser violentada. Meses depois o misterioso Miguel (Erom Cordeiro) chega ao Rio de Janeiro, onde passa a perseguir Carol (Branca Messina). Bruno (Márcio Kieling), o jovem irmão dela, vive na Austrália e está na cidade de férias. Eles vão a uma festa, onde Carol conhece Miguel. Posteriormente Sazão (Miguel Nader), um amigo deles, é golpeado pela costas e cai, desacordado. Nesta mesma noite Camila chega ao Rio de Janeiro, trazendo revelações que modificam as vidas de todos.

Quem visitar o Cultura Ativa também pode saber um pouco mais sobre a história de personalidades da cultura maranhense, por meio de mini-documentários produzidos por jovens que participaram de oficinas do projeto Maranhão na Tela, nas edições de 2008 e 2009, como Antônio Vieira, Dona Teté e Zelinda Lima. A exibição de filmes é outra opção de lazer e conhecimento, por meio da sétima arte.

Com filmes, artesanato, teatro, rodas de conversa, cursos e documentários, chega ao fim neste fim de semana o projeto Maranhão na Tela na 1ª Mostra Cultura Ativa promovida pelo Sebrae-MA, que está sendo realizada no Ceprama (Madre Deus).

Tags : Mostra Cultura Ativa