Fecha
SAÚDE

Fibromiálgicos vão realizar audiência pública na Câmara de São Luís para conscientizar e propor leis

Pessoas com o diagnóstico de síndrome da fibromialgia merecem atenção das autoridades e direitos especiais. (Fotos divulgação)

 

A Associação Brasileira dos Fibromiálgicos (ABRAFIBRO) vai realizar no próximo dia 10, às 10h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de São Luís, a II Audiência Pública de Fibromialgia do Maranhão.

O evento tem por objetivo conscientizar e mobilizar a opinião pública e classe política em torno da grave realidade das pessoas com Fibromialgia, com ênfase na discussão e debate dos direitos garantidos.

A ideia é estimular a criação projetos de leis a serem votados em São Luís, que garantam o dia 12 de maio como Dia da Fibromialgia e ações anualmente, atendimento e estacionamento prioritário em órgãos públicos e privados do município, etc.

Sobre Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Tags : Câmara Municipal