Fecha
ESPORTE

Expedição a Ilha dos Lençóis vai marcar a I Semana Náutica do Maranhão

O ponto alto do evento será a XVI Expedição Ilha de Lençóis dia 5 de dezembro com 12 barcos inscritos. (fotos divulgação)

 

Vem aí a I Semana Náutica do Maranhão. Realização da AVEN-Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão, o evento vai aconteceu na costa maranhense de 29 deste mês a 8 de dezembro e terá como ponto alto uma expedição, além da presença de renomados velejadores.

À convite da AVEN, eles virão especialmente ao Maranhão para essa programação e acompanharão os participantes a travessia à Ilha de Lençóis, além de proferirem palestras em São Luís sobre as atividades  náuticas e o projeto “Brasil Velejador”. 

O velejador e projetista Sergio Marques

As palestras serão proferidas no dia 29 deste mês pelos velejadores convidados de Santa Catarina, Marcelo Bonilla e Cláudio Copello com os temas: “Navegando pela Cidadania” e “Velejar é Fácil” e também pelo navegador maranhense e projetista naval Sérgio Marques com o tema: “Construção Naval”.  Todas as palestras são abertas ao público e serão realizadas no auditório da Capitania dos Portos do Maranhão, sede Jenipapeiro/SOAMAR, na Camboa. Interessados devem fazer inscrição pelo Whatsapp (98) 984551756 com Poliene Schalcher.

Expedição é sonho antigo

Há 16 anos, os velejadores Betinho e Sérgio Marques, em um bate papo  sobre regatas, começaram a vislumbrar a realização de uma regata para uma determinada região maranhense, que exigisse um nível competitivo mais elevado de seus navegadores em relação  ao que vinha sendo praticado, até então. O evento teria como exemplo as regatas Refeno, Santos x  Rio, e outras de aspecto de competição de Vela Oceânica.

Com isso, viria a evolução na técnica da navegação, uso da navegação eletrônica, conhecimento do litoral, maior atenção com a segurança, incentivo a maior convivência à bordo, melhora do nível de equipamentos dos nossos barcos,  uso de comunicação por VHF, itens de segurança e primeiros socorros, etc.

O objetivo seria elevar o nível dos entusiastas e praticantes da vela no Maranhão. Uma competição  à vela com um percurso de cerca de 100 milhas, em que boa parte seria percorrido à noite que certamente iria cobrar um nível maior  dos velejadores. Evoluir e sair da mesmice.

Além disso, o mais importante  é que este projeto foi sendo  desenhando em conjunto com as comunidades da  região da Ilha dos Lençóis.

Brasil Velejador
Cláudio e Marcelo estão percorrendo a Costa Brasileira com o projeto elaborado por eles “Brasil Velejador” que tem o objetivo de incentivar a prática e a cultura náutica pelo pais dando palestras e cursos e difundindo os projetos sociais realizados pela ANI – Associação Náutica de Itajaí que é referência nesse tipo de projeto no pais.

No dia 30 a programação continua, dessa vez no mar. Os barcos inscritos para a Expedição Ilha de Lençóis irão fazer um desfile de apresentação, saindo da Marina Aven na Ponta Dareia passando pelo São Francisco, Ponte, Beira Mar, Tamancão, retornando pelo Espigão, Forte Santo Antonio e finalizando na Marina Aven de volta.

Dia 5 de dezembro é a saída da XVI Expedição Ilha de Lençóis. Os 12 barcos inscritos navegarão para a travessia até a Ilha de Lençóis nas Reentrâncias Maranhenses.  Na Ilha a programação é realizada pela comunidade que já aguarda ansiosamente todos os anos por esse período.

Durante a Semana as programações serão realizadas, na sede da Associação, incluindo atividades náuticas  e também Brechó Náutico entre os navegadores associados.

Tags : Semana Náutica