Fecha
SAÚDE

Exemplo de excelência e tecnologia, Hospital São Domingos celebra 30 anos neste mês

No seu plano de expansão, estrutura física ampliada, maior número de leitos de internação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). (fotos divulgação)

 

Com um café da manhã e discursos de sua diretoria, o Hospital São Domingos iniciou hoje, pela manhã, as comemorações dos seus 30 anos de fundação, que completará no próximo dia 28 de julho.

Ao longo destas três décadas 30, o Hospital só cresceu, tanto em estrutura física quanto em pessoal, equipamentos e tecnologia. São constantes os investimentos em infraestrutura. Reformas, adaptações e construção de prédios fazem parte da história do HSD e, atualmente, está sendo executado o  Plano Diretor de Expansão, que tem obras previstas até 2023 para se adequar sempre às transformações e demanda da capital por atendimento de saúde de qualidade.

O começo do “sonho”

Sua origem está ligada ao Hospital São Francisco de Assis, construído por Dr. Hélio Mendes da Silva e sua esposa, Maria Antônia Andrade da Silva, que começou a funcionar em 4 de outubro de 1975 no município de São Domingos do Maranhão, a primeira experiência deles com a administração de um hospital e que os motivou a também trazer para São Luís serviços de qualidade em saúde.

O Hospital São Domingos começou com 30 leitos e 17 funcionários, mas com a estrutura em atendimento de Emergência, Cardiologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica e Maternidade. Desde o início, o foco era prestar atendimento de excelência e alta complexidade para a população do Maranhão.

Diretoria do Hospital São Domingos reunida ontem com representantes da imprensa maranhense.
Em constante inovação

 Nestes 30 anos, o HSD ampliou sua estrutura física, aumentou o número de leitos de internação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); implantou vários serviços e expandiu a estrutura de atendimento, contando com modernos Centro de Diagnóstico, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Centro de Cardiologia, Laboratório de Patologia, Radioterapia, Iodoterapia, Central de Infusão, Medicina Hiperbárica e outros importantes serviços. E como sempre está de olho no futuro, o Hospital já está estruturando o serviço de cirurgia robótica.

O padrão de qualidade no atendimento está chancelado por importantes titulações de acreditações nacionais e internacionais, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), níveis I, II e III, concedida pelo IQG (Health Services Accreditation), maior acreditadora da América Latina; e a Qmentum International Diamond, certificação internacional concedida pela Accreditation Canada Internacional. O HSD foi o primeiro hospital do Maranhão a obter esta certificação internacional.

Plano de Expansão

Em 1993, foi iniciada a execução do Plano Diretor de Expansão, com reformas, adaptações e construções de prédios. A fase atual consiste na construção de 144 leitos de internação; 70 leitos de UTI, dos quais 10 pediátricos; centro para Transplante de Medula Óssea (TMO); 8 salas cirúrgicas, entre elas uma de cirurgia híbrida; 50 consultórios; heliponto; Pronto Atendimento Adulto (Emergência); Pronto Atendimento Infantil; Polo Oncológico (composto de Radioterapia e Quimioterapia). São cerca de 31 mil metros quadrados de obras só nesta etapa da Expansão.

Pioneirismo

O pioneirismo sempre foi um valor da instituição. O Hospital São Domingos foi o primeiro centro de saúde do estado a ter um aparelho de ressonância magnética, a ser referência em oxigenação por membrana extracorpórea, também conhecida como ECMO, e a utilizar a videocirurgia laparoscópica, além de muitos outros procedimentos.

Unidades Diagnósticas

E para estar mais perto da população, o HSD implantou Unidades Diagnósticas em vários bairros da Ilha de São Luís. As unidades avançadas de atendimento estão localizadas no Golden Shopping Calhau (Calhau), Shopping Passeio (Cohatrac) e Pátio Norte Shopping (Maiobão) onde a população tem acesso a consultas e exames de imagem nas mais diversas especialidades.

Números do Hospital São Domingos

251 leitos de internação

54 leitos de UTI

571 médicos efetivos

45 especialidades médicas

3.063 colaboradores

11 mil/mês de atendimento no Pronto Socorro

12 mil/mês de consultas ambulatoriais no Hospital

Tags : Hospital São Domingos

Deixe um comentário