Fecha
Cultura

Espetáculo “Flauta Mágica” celebra  21 anos do “Ópera Para Todos” neste sábado na Maria Aragão

A educadora Ceres Murad, que celebra os 21 anos do projeto Ópera para Todos, com a apresentação da ópera A Flauta Mágica, de Mozart (Foto Danielle Vieira)

 

Neste sábado, 1º de dezembro, às 19h, o projeto “Ópera para Todos”, concebido e dirigido por Ceres Murad, apresenta no palco da Praça Maria Aragão, o espetáculo “A Flauta Mágica”, comemorando 21 anos de existência.

Com patrocínio da Cemar, a exibição da bela ópera será aberta ao público de todas as idades, como forma de democratizar a cultura.

Em cena, alunos das turmas de alfabetização das escolas municipais Maria Alice Coutinho, José Sarney e Luiz Pinho Rodrigues, que juntamente com alunos do Colégio Dom Bosco encenarão as aventuras do príncipe Tamino para libertar a bela princesa Pamina, usando uma flauta mágica.

 

Sobre o projeto “Ópera para Todos”

Na metodologia de vanguarda criada pela educadora Ceres Murad para alfabetizar com mais qualidade as crianças, a ópera é utilizada como porta de entrada para despertar o pensamento crítico, estimulação emocional e intelectual que se refletem na alta qualidade do processo de ensino – aprendizagem da leitura e da escrita.

O resultado é a produção de textos com mais significado, criticidade e visão de mundo ampliada que estão reunidos em um livro de reescrita narrativa do libreto da ópera estudada produzido pelos alunos após sua alfabetização.

E após um ano vivenciando esse rico processo, a culminância do projeto que é pioneiro e premiado nacionalmente, é a encenação da ópera pelas turmas da alfabetização. Os alunos dançam, tocam e representam a ópera estudada em um espetáculo que ganha ares de super produção com os belos cenários criados pelo arquiteto Roosevelt Murad.

 

Tags : Colégio Dom Bosco