Fecha
Artes Plásticas

Escultura de gelo de Rubem Robierb inspirada no discurso de Greta Thunberg causa sensação nos Estados Unidos

O artista maranhense Rubem Robierb (que ano passado foi homenageado no The Best by Nedilson Machado, com sua obra na piscina do Hotel Shore Club em Miami (foto divulgação)

 

Uma das obras mais interessantes da Semana Art Basel Miami foi a instalação de arte do brasileiro (maranhense, nascido em Bacabal) Rubem Robierb que criou uma escultura de gelo de duas toneladas e com 10 metros de comprimento.

A obra flutuava no meio da piscina central do Hotel Shore Club em Miami Beach que se derretia diante dos olhos incrédulos dos convidados durante a noite da vernissage. Inspirada no discurso que Greta Thunberg, a ativista ambiental sueca de 16 anos de idade, fez recentemente nas Nações Unidas, a instalação, que causou todo esse frisson teve curadoria de arte da paulista Bianca Cutait.

Com as palavras “How Dare You” (como você ousa), o objetivo, diz o artista, “é confrontar os velhos sistemas de vida, que estão sendo frustrados por uma geração mais jovem”, sobre o trabalho artístico que durou apenas oito horas. “Fiquei impressionado com o discurso poderoso e corajoso de Greta Thunberg na ONU – quando o vi, sabia que tinha que fazer algo sobre o nosso planeta”, disse Robierb.  “Minha missão como artista é abrir conversas difíceis.  A mudança climática é a maior questão de todos os tempos, porque afeta todos os seres vivos do nosso planeta”, completou.

“As pessoas estão sofrendo. As pessoas estão a morrer. Os ecossistemas inteiros estão a desmoronar-se. Estamos no início de uma extinção em massa, e tudo o que você pode falar é de dinheiro e contos de fadas de crescimento econômico eterno. Como você se atreve!”, disse Greta Thunberg, ativista sueca de 16 anos, eleita Personalidade do Ano de 2019 pela revista Time.

Tags : Rubem Robierb