Fecha
CidadaniaSAÚDE

Drogas: uma campanha que merece atenção

 

Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários de drogas (no sentido geral) se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-los. Campanhas de conscientização e prevenção são fundamentais hoje e sempre.

Várias manifestações já estão acontecendo na cidade por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a ser comemorado nesta terça-feira, 26 de junho. Entre elas, caminhadas, panfletagens, palestras educativas, etc.

A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Por parte do Governo do  Estado do Maranhão, são louváveis as iniciativas. As Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Segurança Púbica (SSP), por exemplo, estão juntas numa campanha que começou nesta segunda-feira, no Centro de Ensino Médio (CEM) Liceu Maranhense, quando aconteceu uma palestra com a finalidade de informar e prevenir os adolescentes sobre os perigos do envolvimento com drogas.

A programação terá continuidade, nesta terça-feira, 26, na Praça Deodoro, com exposição das atividades desenvolvidas pelo CAPs Álcool e Drogas.

Também haverá vacinação de todos os usuários que estão em tratamento para prevenção de doenças que causam co-morbidade. Eles serão imunizados contra hepatite A, H1N1, tétano e febre amarela.

 

Tags : Campanha contra Drogas