Fecha
TURISMO E CULTURA

Divulgação do São João de São Luís em São Paulo foi um sucesso

“Temos que mostrar que a nossa cidade é rica. Não temos apenas a beleza material (casas e casarões históricos). A nossa riqueza imaterial é incomparável”, afirmou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. (fotos divulgação)

 

Visitantes e turistas se encantaram com a cultura ludovicense apresentada no Mercado Municipal Paulista em ação que reuniu cultura e culinária, nos últimos três dias.

Além das danças folclóricas, típicas do período junino, o arroz de cuxá e o suco de bacuri também conquistaram os paulistas e todos os turistas que passaram diariamente no local entre 10h30 e 13h. A divulgação da maior festa da cidade é parte da política da Prefeitura para o fomento do turismo colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo e é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Na ação, o grupo Batuques do Maranhão abrilhantou o Mercadão, por onde passam diariamente mais de cinco mil pessoas por dia, segundo a administração do local. Além de ser visitado pelos moradores da maior cidade do país, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos pontos turísticos da cidade, o que potencializou o evento da Prefeitura de São Luís.

“Foi maravilhoso trazer a nossa cultura para São Paulo. Essa é a segunda vez que realizamos a ação no espaço e, mais um vez, percebemos a importância de mostrar a nossa cultura em outras partes do Brasil”, frisa Socorro Araújo, secretária de turismo enfatizando que a ação segue determinação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo fomentar o turismo em São Luís, bem como a geração de emprego e renda.

Grupo Batuques do Maranhão

A apresentação cultural reuniu um mix de música e teatro, explicando ao público as peculiaridades do Maranhão, como a efervescência do São João, as figuras dos cazumbas e a dança coladinha do reggae, que só se encontra no Maranhão. O público interagiu com os brincantes e entrou no clima, dançando as toadas de bumba meu boi.

O som das matracas também ecoou no Mercadão. “Eu não conhecia esse instrumento. Achei muito bonito e essa marca que está nele é muito colorida, as cores parecem ser o forte das atrações de São Luís”, falou José Arouche, morador de São Paulo, referindo-se à marca turística de São Luís que foi impressa no instrumento musical.

GASTRONOMIA

Outro ponto muito forte da ação em São Paulo foi a degustação de comida típica. O arroz de cuxá e o suco de bacuri fizeram sucesso por lá. Inúmeras pessoas desconheciam os alimentos, reforçando a necessidade de disseminar a cultura e a gastronomia maranhense para o Brasil.

Além disso, foram levados para a ação um totem onde as pessoas puderam tirar foto e ganhar uma matraca. Ao todo, foram 300 brindes personalizados distribuídos para quem seguiu os perfis Turismo São Luís (Facebook) @turismo.saoluis (Instagram) ou o @turismosaoluis (Twitter).

Tags : Prefeitura de São Luís