Fecha
Polícia

Coronel maranhense recebe prêmios em São Paulo pelo combate à violência contra às mulheres em 2018

Coronel Augusta (D) com uma das integrantes da equipe da patrulha no PMMA, major Edhyelem Santos. (fotos divulgação)

 

A cel. Maria Augusta de Andrade Ribeiro, da Polícia Militar do Maranhão, comandante da Patrulha Maria da Penha, é uma das vencedoras do Selo FBSP – Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na solenidade, que vai acontecer dia 17 de dezembro, em São Paulo, ela será homenageada pelas práticas inovadoras no combate à violência contra às mulheres em 2018.

A premiação é concedida às iniciativas que tratam da temática: enfrentamento à violência contra mulher. Concorriam 106 projetos inscritos e a Patrulha Maria da Penha foi escolhida na categoria destinada a agentes públicos de Segurança na ativa.

O selo representa para a Polícia Militar do Maranhão um reconhecimento nacional do combate à violência doméstica contra mulher.

Patrulha Maria da Penha
Ce. Augusta com Maria da Penha, sua inspiração

A cel. Augusta também foi uma das três finalistas a concorrer ao Prêmio Viva da Revista Marie Claire e do Instituto Avon na categoria Segurança Pública pelo excelente trabalho que ela vem desenvolvendo à frente da Patrulha Maria da Penha no Maranhão. Augusta conseguiu atender mais de 2000 mulheres, essa indicação mostra que o trabalho está sendo reconhecido nacionalmente.

Instituída pelo Decreto 31.763, de 20 de maio de 2016, a Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão,  por meio das Secretarias Estaduais de Segurança (SSP) e da Mulher (SEMU). Os órgãos selecionaram e qualificaram policiais para lidar com mulheres em situação de violência doméstica; além da estruturação física para funcionamento da Patrulha.

Atualmente, a Patrulha é composta por 23 policiais e conta com suporte de duas viaturas exclusivas, que realizam atendimentos como visitas e rondas nas residências das vítimas de violência doméstica, evitando que agressores descumpriram  as medidas protetivas.

Tags : Governo do Maranhão