Fecha
Educação

Colégio Dom Bosco realiza “sábado maker” com ações práticas e inovadoras

O gestor educacional do Dom Bosco, Igor Melo, com uma aluna (fotos divulgação/Meireles Junior)

 

A cultura da inovação por meio de ação de práticas “makers” (fazer na prática) é fundamental para o desenvolvimento em sala de aula das habilidades que serão essenciais e determinantes no futuro de cada aprendiz. É essa a realidade dos alunos do Colégio Dom Bosco, que atuam como protagonistas principais em um rico processo de ensino – aprendizagem.

Pais e filhos foram desafiados a colocar a mão na massa, para construírem juntos protótipos nas oficinas do “Sábado Maker” na sede da escola.

 

E para compartilhar essa cultura de inovação também com a família, a escola promoveu a primeira edição do “Sábado Maker”.

A ação aconteceu na manhã de sábado na sede da escola, pais e alunos do Ensino Fundamental e Médio se divertiram e aprenderam juntos, sendo desafiados a construírem protótipos e a resolverem diversos problemas, como por exemplo, a construção de um eletroímã – uma forma de aprender na prática conceitos de eletrônica e energia. Outro grupo foi responsável pela construção de um ventilador, com a criação de circuitos elétricos simples.   

A ideia é realizar atividades práticas desafiadoras e estimulantes, e, colocando a mão na massa, levar os alunos a uma busca criativa na resolução de problemas. Uma forma lúdica de aprender a fazer, e assim, encontrar soluções concretas para transformar o mundo a sua volta.

A Oficina Maker foi realizada em parceria com o Nave a Vela, entidade que promove experiências de fomento à cultura da inovação através de parcerias exclusivas com escolas, como essa com o Colégio Dom Bosco.