Fecha
CINEMA

Cineasta Zelito Viana destaca vida de Ferreira Gullar durante o Guarnicê

Zelito Viana durante o bate-papo sobre o documentário que retrata as obras Ferreira Gullar. (Foto/Lauro Vasconcelos)

 

Em um dos momentos mais esperados do 40º Festival Guarnicê de Cinema deste domingo, 4, quem compareceu ao teatro do Odylo Costa, Filho foi presenteado com o documentário e debate sobre o ícone maranhense Ferreira Gullar. O filme destaca poesias, crônicas e mesmo músicas de autoria de Gullar. Artistas como Marco Nanini, Paulinho da Viola deram voz às obras do escritor maranhense levando o público aos aplausos durante quase todo o documentário.

A estreia do documentário aconteceu durante o terceiro dia de programação do festival e recebeu muitos elogios do público. A apresentação contou com familiares de Ferreira Gullar que se emocionaram durante a exibição. O objetivo da obra é mostrar a inquietação do poeta, o motivo que o levou a  escrever, além de mostrar momentos difíceis de sua vida.

Depois da apresentação fílmica as cores do telão e o silêncio da plateia deram espaço para o debate. A mesa do debate foi composta pelo professor de literatura Rafael Quevedo; a idealizadora do documentário Vera de Paula; o comunicador e mediador Alberto Campos Júnior e o diretor do documentário Zelito Viana. Eles responderam perguntas tanto sobre a produção e vida de Gullar quanto sobre o cenário nacional sem a presença do maranhense.

Tags : Ferreira Gullar