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SAÚDE

Cidinho Marques ministra curso gratuito on-line sobre “Mindfulness e o bem estar mental”

O professor Cidinho Marques é professor de meditação, formado pelo Centro Deepak Chopra de Meditação Transcendental (EUA). (divulgação)

 

O mindfulness pode ser uma arma poderosa para se manter o bem-estar mental nestes tempos de tanto estresse caudado pela pandemia. Quanto mais centrados e tranquilos nos mantivermos neste momento conturbado, mais mentalmente saudáveis e produtivos estaremos.

Mas afinal de contas,  “o que é mindfulness?”. De forma simplificada, a prática diz respeito à capacidade de mantermos a atenção plena em determinada atividade, experiência ou sensação.

Pode parecer fácil, mas manter 100% da concentração em algo específico já não é uma tarefa fácil em tempos normais, imagine nos dias atuais, quando estamos todos sob os efeitos do estresse causado pela pandemia. Em um mundo cada vez mais dinâmico, cercado de tanta tecnologia,  no qual somos “bombardeados” por dezenas de informações e solicitações todos os dias, fica ainda mais difícil manter o foco.

Prof. Me. em Educação, Neurocoach, Instrutor de Meditação com Especialização em Neuropsicologia, Cidinho Marques, inicia hoje à noite um curso gratuito, exclusivo e on-line de “Mindfulness: Meditação da atenção plena” para pais e alunos da escola COC São Luís. Como as vagas se esgotaram rapidamente, Cidinho promete um novo curso com o mesmo tema em breve.

Tratamento complementar

A prática também vem sendo muito utilizada como tratamento complementar de alguns tipos de patologias, como ansiedade, depressão e dor crônica. Baseado em evidência científica, o mindfulness treina a atenção, visa o bem-estar, a qualidade de vida e a performance das pessoas em geral. Além disso, a atenção plena, o mindfulness, nos permite cultivar uma característica essencial do ser humano, e que nos diferencia das máquinas e da inteligência artificial: a consciência.

“Quando ficamos atentos à autoconsciência e auto-observação de nossos padrões cognitivos e emocionais, conseguimos tomar decisões mais sábias, que é uma das bases da inteligência emocional”, afirma o Prof. Cidinho Marques, que também é professor de meditação, formado pelo Centro Deepak Chopra de Meditação Transcendental (EUA).

A base do mindfulness são exercícios derivados da meditação que utilizam a respiração e sensações corporais como pontos de apoio do treinamento de atenção. Há exercícios simples, de apenas três minutos, que podem ser utilizados para treinar a habilidade de pequenas pausas de consciência, como também em momentos mais desafiadores como reuniões, conversas difíceis com colegas de trabalho, ou simplesmente antes de atender um cliente.

Os benefícios, como o aumento do foco e da sensação de bem-estar, podem ser sentidos imediatamente a cada sessão. Já os resultados mais consistentes e duradouros virão com a prática regular. É possível começar com poucos minutos por dia, de 3 a 5 minutos, por exemplo. Mas o ideal é chegar a uma média de 15 a 20 minutos diários na maioria dos dias da semana.

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