Fecha
TURISMO E CULTURA

Cidade de São Luís entra 2018 com novos e restaurados espaços públicos

O Forte de Santo Antônio, na Península da Ponta Dareia, agora atrai muito mais turistas e moradores da capital. (fotos divulgação)

 

 

As diversas obras do Governo do Estado voltadas para os espaços públicos, com opções de lazer ao alcance de todos com igualdade de acesso e inclusão social, merecem aplausos da população neste fim de ano. O foco é promover a interação de pessoas de todas as idades.

Em São Luís, na área do Centro Histórico, o Convento das Mercês teve sua estrutura reformada e segundo o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, vai continuar o trabalho de toda a revitalização desse espaço. Também foram restaurados o coreto da Avenida Beira-Mar e os monumentos da Pedra da Memória e da Pirâmide na Praça Manoel Beckman.

Coreto da Beira Mar é mais um dos locais recuperados pela administração estadual

 

Na área da Praia Grande, houve a reforma nas praças Valdelino Cécio e da Faustina, escadaria do Beco Catarina Mina, a área de venda de comidas típicas na Rua Alfandega e a Praça Nauro Machado, onde foi instalado um posto policial da Companhia de Polícia Independente de Turismo (CPTur).

O resultado das obras é mais qualidade de vida para a população e novos atrativos turísticos que impulsionam a economia. Entre as dezenas de intervenções, a construção e reformas de praças, urbanização de áreas litorâneas e reservas ecológicas, além de reformas em diversos equipamentos, contemplando todo o Maranhão.

Praças do centro histórico, como a da Faustina, também foram recuperadas a partir de obras do Governo do Maranhão
Novidades no Espigão e Lagoa

 

No Espigão da Ponta d’Areia, a revitalização do Forte Santo Antônio da Barra, que ganhou vários equipamentos, se soma às ações de revitalização em áreas de grande visitação turística da cidade. O espaço é, agora, um centro cultural e turístico com memorial, museu de embarcações, livraria, cafeteria, auditório, estacionamento, calçadão, ciclovia e reinstalação de 13 dos 22 canhões.

Na Lagoa da Jansen, a praça construída pelo governo possui um parquinho com oito brinquedos, sendo dois adaptados – um balanço e um carrossel. Atrativo para crianças, jovens, adultos e idosos, a praça modernamente estruturada conta ainda com arborização, área para piqueniques e esporte, mesas de ping pong, escorrega, pista de caminhada e estacionamento. Após a entrega, o espaço é um dos mais frequentados.

Uma das principais atrações da Praça da Lagoa é o foguete suspenso de 10 metros de altura e 25 metros de extensão.

 

Também na área do Parque Estadual da Lagoa da Jansen, a Concha Acústica Reynaldo Faray recebeu ações de revitalização e teve recuperada toda sua estrutura. O espaço estava abandonado há mais de quatro anos e ganhou novo palco, cobertura, camarins, piso, banheiro externo, arquibancada e calçada do entorno.

“Este é mais um equipamento cultural que o Governo do Estado devolveu aos maranhenses e onde agora são realizados diversos projetos culturais para a população”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino. A Lagoa teve ainda sua área despoluída com retirada de mais de 70 pontos de esgoto.

Tags : São Luís