Fecha
Gastronomia

Cidade de Caxias resgata tradições gastronômicas em parceria com o Senac

O prefeito Fabio Gentil, a primeira dama Letícia Mabel e a gerente do SENAC Caxias, Rosilene Bonfim dos Reis, com os secretários do município, profissionais do SENAC e as duas gerações de talentos da culinária caxiense. (fotos divulgação)

A Prefeitura de Caxias está resgatando a forte tradição gastronômica que a cidade tem. Famosa pelo pirão de parida, pela linguiça caseira e inúmeras outras iguarias, cujas receitas de família passadas de uma geração a outra, lhe deram fama de cidade de boa mesa, Caxias corria o risco de perder esta tradição nas suas novas gerações.

Foi então que a Secretaria Adjunta de Turismo do Município, em parceria com o Senac, e total apoio do prefeito Fabio Gentil, criaram o projeto Paladares e Sabores de Caxias, que visa a troca de receitas e experiências entre as quituteiras de renome da cidade, muitas delas com mais de 80 anos, e a nova geração de cozinheiras e chefs de cozinha, muitos deles formados nas salas de aula do Senac, que já tem forte tradição em contribuir com a gastronomia nos municípios onde atua.

“O objetivo é preservar a cultura gastronômica da cidade e transmitir conhecimentos às novas gerações, gerando mais emprego e renda neste processo”, afirma o prefeito, que fez questão de acompanhar todo o projeto desde o início e de estar presente ao lado da Primeira Dama Letícia Mabel ao chá das cinco realizado pelo SENAC nesta quarta para saudar as duas gerações de quituteiras presentes no evento.

Liz Castro, aos 86 anos, falando sobre suas famosas receitas e contando histórias da gastronomia caxiense.
Parceria elogiada

Na ocasião, o secretário de Cultura Arthur Quirino elogiou a parceria com o SENAC, uma vez que desta parceria também resultou a captação da Carreta da Hospitalidade do SENAC, que no período de três meses está realizando em Caxias os cursos de auxiliar de cozinha e salgadeiro, formando um total de 45 novos profissionais. Tendo proporcionado inclusive, a visita destes alunos ao Restaurante Escola do SENAC em São Luís, onde puderam conferir na prática o dia a dia de um grande restaurante.

O projeto será desenvolvido em várias etapas. No primeiro momento foram identificadas as quituteiras de renome na cidade, então foram realizadas visitas de profissionais do Senac na companhia do secretário de Turismo Fernando Santos, idealizador do projeto,  às casas destas profissionais da gastronomia para convidá-las pessoalmente a participar do projeto e do evento de abertura.

Depoimento de Dona Anunciação, que há quase 20 anos, mantém sua família fritando bolinhos, que começam a ser vendidos todos os dias desde às quatro da madrugada nas proximidades do Mercado de Caxias. À beira de um frigideirão cheio de óleo quente, D. Anunciação sustentou e educou as quatro filhas, duas delas já graduadas na universidade.

Sobre o trabalho de levantamento dos nomes e endereços destas quituteiras, Fernando ressalta: “ Após várias reuniões e um minucioso trabalho de pesquisa pela cidade realizado em parceria com a Gerente do Senac Caxias, Rosilene Bonfim dos Reis, conseguimos identificar e mapear muitas destas senhoras, verdadeiros talentos da culinária local, algumas com mais de 86 anos de idade mas ainda na ativa, na arte de fazer estes doces e pratos deliciosos”. Nesta etapa, foi de fundamental importância a troca de informações com Renato Menezes e com o vice prefeito Paulo Marinho Jr, ambos apaixonados pela gastronomia caxiense, e conhecedores de muitos destes talentos.

Receitas e aulas

Em um segundo momento, os professores do SENAC aprenderão as receitas destes pratos tradicionais e ministrarão aulas aos alunos das turmas que serão formadas em parceria com a Prefeitura de Caxias, com o intuito de perpetuar estas receitas para as novas gerações de cozinheiros. Ao longo de todo o processo serão documentados em fotos, áudios e vídeos os registros e depoimentos de quituteiras, historiadores, e apaixonados pela boa mesa caxiense que contarão causos relacionados à gastronomia da cidade. Finalmente, será produzido um livro com receitas, entrevistas, relatos, fotos e registro do papel importante que a gastronomia de Caxias tem para a cidade.

Tags : Caxias

1 comentário

Comments are closed.