Fecha
TURISMO E CULTURA

Câmara Municipal de São Luís homenageia o cinquentenário da Festa da Juçara

Além do presidente Osmar Filho, participaram da sessão solene o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior; os vereadores Natos Júnior (PP), Pavão Filho (PDT), Paulo Victor (PTC) e Antônio Garcez (PTC); além de representantes do bairro e da cultura de São Luís. (Divulgação/Hadson Chagas)

 

Por iniciativa do presidente Osmar Filho (PDT), a Câmara Municipal de São Luís prestou homenagem, durante sessão solene realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, nesta quinta-feira, 3, aos 50 anos da tradicional Festa da Juçara, realizada todos os anos no bairro do Maracanã.

“A Festa da Juçara todos conhecem. É uma festa tradicional, que há cinco décadas movimenta a economia criativa de São Luís, com a geração de empregos diretos e indiretos não só na área do Maracanã, mas todo o seu entorno”, disse Osmar Filho, lembrando ainda do papel cultural e turístico que o evento ocupa no calendário da cidade.

Para a presidente da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, Mayara Marques, este é um momento de gratidão e felicidade para a comunidade. “É uma homenagem não só para a Festa da Juçara, mas para a comunidade do Maracanã e da zona rural de São Luís. Fica aqui registrado o meu agradecimento ao vereador Osmar por ter proposto esta homenagem nesta Casa que representa a população da cidade”, falou.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, o reconhecimento proposto pelo Parlamento Ludovicense é extremamente justo e beneficia, principalmente, homens e mulheres que ajudaram e continuam ajudando a construir a cultura da capital maranhense.

A edição 2019 do evento será oficialmente aberta no domingo, 6, a partir das 10h, no Parque da Juçara. Terá programação diversificada, com apresentações de grupos culturais, como Bumba-Meu-Boi e Tambor de Crioula, além de parque de diversão, feira de artesanato e barracas para venda de comidas típicas e, claro, de polpa da juçara que será servida com seus acompanhamentos tradicionais como o camarão, peixe frito e carne seca.

Criada pelo amor da professora Rosa Mochel ao meio ambiente e à cultura local, a festa vem sendo realizada sempre no mês de outubro, nos quatro domingos, que é quando a juçara está mais madura e abundante no Maracanã e em toda a cidade.

Logo nos primeiros anos de sua criação, transformou-se em uma festa popular, onde as pessoas a frequentavam pelo prazer de saborear, na mais autêntica de nossas tradições de preparo, esta fruta tão apreciada pelos maranhenses e por todo o país.

Tags : Osmar Filho

Deixe um comentário