Fecha
TURISMO E CULTURA

Bumba Meu Boi do Maranhão pode receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 2019

Além de ser uma brincadeira daquelas boas de participar ou assistir, o Bumba meu boi, presente em todo o Estado do Maranhão é também um complexo ritualístico que envolve formas de expressão musical, coreográfica, cênica, plástica e lúdica. (fotos reprodução)

 

Considerado Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi pode também se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Nesta quinta-feira, 5, em Brasília (DF), será dado o primeiro passo para o reconhecimento internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Será entregue pela secretária executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas; acompanhada da presidente do Iphan, Kátia Bogea; do diretor do Instituto de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz; e do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, o dossiê de candidatura do bem cultural ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A previsão é que o Comitê do Patrimônio Imaterial decida sobre a inserção do bem brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade já no próximo ano, 2019. A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, também participa da cerimônia.

Campanha desde 2011

O caminho percorrido para se chegar a esta etapa teve início ainda em agosto de 2011 – logo após o reconhecimento nacional, quando o Comitê Gestor do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi passou a construir e implementar o Plano de Salvaguarda da celebração.

Em 2012, o Comitê solicitou ao Iphan que fosse preparada a candidatura do Bumba meu boi para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A presidente do Iphan, Kátia Bogea

“Esse trabalho é resultado de uma estreita parceria com a comunidade, pesquisadores, gestores estaduais e municipais que compreendem o potencial desse bem cultural não apenas como uma legítima manifestação cultural, mas também como um vetor de desenvolvimento econômico e social”, ressalta a presidente do Iphan, Kátia Bogea.

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi está presente em todo o Estado do Maranhão, dividido em cinco principais estilos conhecidos como sotaques: Matraca, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa-de-mão. Contabiliza-se mais de 400 grupos, localizados nas zonas urbana e rural de São Luís e em, pelo menos, 75 municípios do estado. (fonte IPHAN)

 

Tags : Bumba-Boi