Fecha
DESENVOLVIMENTOGERAL

Bancada do Maranhão no Congresso Nacional vai se reunir hoje com Temer para tratar das obras do PAC Cidades Históricas em São Luís

O deputado federal Rubens Junior com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, que em nome da Câmara de Dirigentes Logistas de São Luís (CDL), solicitou uma intervenção junto ao Iphan. (foto divulgação)

 

Num encontro dos parlamentares do Maranhão com o presidente Michel Temer, previsto para às 20h de hoje, em Brasília, o coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional e deputado federal, Rubens Junior (PCdoB-MA), vai colocar em pauta um assunto de grande interesse  para a cidade de São Luís.

É o “descontigenciamento de verbas” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o estado. Como já é do conhecimento, as obras do PAC Cidades Históricas, entre elas o Museu de Artes Visuais, Fórum Universitário, Jucema, Palácios das Lágrimas e Cristo Rei, Centro Artístico Operário, além dos Teatros Arthur Azevedo e João do Vale e a Rua Grande, podem ser interrompidas.

Ou, segundo explica o deputado, as que já estão licitadas correm o grande risco de nem começarem, caso o Governo Federal não destine mais verbas para o PAC.

De acordo com o Iphan, o Maranhão tem nove obras contratadas, com um valor total de R$ 47,2 milhões. A bancada decidiu se reunir com Temer durante reunião realizada na última semana, com a presidente do Iphan, Kátia Bogea, que detalhou a real situação dos investimentos do órgão no Maranhão.

A gestora do órgão federal elogiou a iniciativa de Rubens Júnior em convocar a reunião para acompanhar de perto a situação das obras do PAC Cidades Históricas.

Segundo Kátia Bogea: “O Iphan tem trabalhado com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de São Luís, e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já apoiamos a cidade com R$ 8 milhões para a elaboração de projetos, e agora precisamos ultrapassar esse momento de dificuldade que o país e o Governo Federal enfrentam e garantir verba para executar essas obras”. (fonte Assessoria de Imprensa de Rubens Junior)

Tags : Rubens Junior